Mais de 200 haitianos e senegaleses estão a caminho da região Sul Divulgação/Divulgação

Ônibus com imigrantes haitianos e senegaleses partiu do Acre no início da noite de sábado

Foto: Divulgação / Divulgação

Mais de 200 haitianos e senegaleses estão a caminho da Região Sul em ônibus da empresa Eucatur. Desde quinta-feira, cinco veículos lotados com 44 pessoas cada partiram de Rio Branco, no Acre, com bilhete para Porto Alegre. Embora o destino final seja a capital gaúcha, em razão de acordo feito com o Ministério da Justiça, a maioria deles deve descer no Paraná e em Santa Catarina.

Os dois primeiros ônibus, que partiram de Rio Branco na quinta às 19h (duas horas a menos em relação à Brasília), deverão chegar a Florianópolis na madrugada desta segunda-feira – depois de 80 horas de viagem. Ainda não se sabe quantos desembarcarão na capital catarinense, que se preparou inicialmente para receber 46 pessoas no abrigo instalado no ginásio Capoeirão.

Prefeitura de Porto Alegre recebe doações para haitianos

Conforme Célio Peixoto, gerente da Eucatur em Rio Branco, os imigrantes dos cinco ônibus que já estão a caminho da região Sul não deverão vir até Porto Alegre, destino final do bilhete.

— O desejo deles é ir a São Paulo. Por isso, deverão descer em cidades próximas, como Curitiba e Prudente — estima Peixoto, acrescentando que os imigrantes são livres para descer onde quiserem durante o trajeto.

Ao longo da semana, conforme o gerente da Eucatur, outros cinco ônibus lotados irão sair de Rio Branco com destino aos estados do Sul. Mas muitos deles poderão descer em cidades como Porto Velho (RO), Pontes e Lacerda (MT), Cuiabá (MT), Rondonópolis (MT), Campo Grande (MS), Dourados (MS), Guaíra (MS), Presidente Prudente (SP), Cascavel (PR) e Curitiba (PR).

— Se eles tiverem conhecidos ou parentes em alguns desses lugares, certamente irão descer. Muitos seguem viagem também por conta própria, sem auxílio do governo federal — acrescenta Peixoto.

Leia as últimas notícias do dia

Viagem rumo ao Sul

Cinco ônibus, com 220 imigrantes haitianos e senegaleses, já partiram de Rio Branco (AC) rumo a região Sul do país, com bilhete final até Porto Alegre.

Partidas:

— Quinta-feira, às 19h: 88 pessoas, em dois ônibus
— Sexta-feira, às 19h: 44 pessoas, um ônibus
— Sábado, às 19h: 44 pessoas, um ônibus
— Domingo, às 19h: 44 pessoas, um ônibus

Chegadas: Os dois primeiros ônibus, que saíram na quinta-feira, chegarão nesta madrugada a Florianópolis.

Fonte: Eucatur

 Veja também
 
 Comente essa história