Aberta votação para escolha da marca turística de Florianópolis. Qual a sua favorita? Reprodução/Prefeitura de Florianópolis

Está aberta a votação para escolher a marca de Florianópolis

Foto: Reprodução / Prefeitura de Florianópolis

Florianópolis vai ganhar uma marca turística escolhida pela população. A votação começou nesta quarta-feira, e o cada pessoa vai poder votar uma vez para escolher a sua marca favorita, que irá representar a cidade mundialmente. As três identidades visuais definidas como "Movimenta Florianópolis", "Minha Florianópolis" e "Tecendo Florianópolis" foram apresentadas nesta manhã e podem ser escolhidas no site www.marcaflorianopolis.com até o dia 8 de agosto.

Leia mais notícias da Grande Florianópolis


O processo de desenvolvimento começou um junho de 2014, e envolveu mais de 13 mil pessoas, 1000 entrevistas gravadas e mais de 40 formadores de opinião, em um processo totalmente cocriativo. O projeto foi desenvolvido pelo Laboratório de Orientação da Gênese Organizacional (LOGO) da UFSC em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo com patrocínio do Sapiens Parque.

O professor Salomão Gomes, do LOGO, explica que todas as marcas foram feitas com técnica, buscando referências no mundo inteiro, e permitem variações e movimento para aplicações em materiais gráficos e produtos.

O Prefeito Cesar Souza Junior destacou a importância de uma marca própria da cidade feita com a participação de todos: 

— Hoje temos somente uma marca institucional, mas não uma marca turística que promova a cidade. Com isso vamos fazer ações publicitárias, licenciamento de produtos — destacou.

Entenda as marcas:

1. Movimenta Florianópolis


Segundo Salomão, a base foi pensar no movimento da cidade. O uso do grafismo, ondas, linhas, representam o efeito. Esta proposta exalta o dinamismo de Florianópolis na concepção de uma marca contemporânea, que conecta manézinhos e visitantes a sua infinidade de atrativos. Com linhas que abraçam e percorrem pontos marcantes da cidade, a proposta pretende apresentar imageticamente as belezas da capital catarinense, possibilitando ainda a criação de um aplicativo através dos quais manézinhos e visitantes personalizem suas fotos com as linhas características da marca e publiquem nas redes sociais.

O formato em "F" foi desenhado em cima da geografia da cidade, unindo ilha e continente a um coração representando o amor por Floripa.

2. Tecendo Florianópolis


Na explicação de Salomão, a renda foi o principal elemento como ícone da cidade. Esta proposta apresenta, a partir de uma base tecida em renda de bilro, tão característica de nossa cidade, um pouco dos encantos desta ilha tão linda, tão diversa. Arquitetura, arte, cultura, economia e gastronomia se mesclam nas linhas que ajudaram a tecer a nossa história, tão rica, tão admirada.

3. Minha Florianópolis

 

Esta proposta enaltece uma Florianópolis única e personalizada, formada por todos e por cada um que a conhece. A malha construtiva inspirou-se nas tramas presentes na renda de bilro, na rede do pescador, na arquitetura e arte açoriana. A proposta também destaca o dinamismo da cidade através de uma identidade visual cambiante, a qual possibilita inúmeras combinações de ícones. Assim, arquitetura, natureza, cultura e clima se mesclam de maneiras diferentes transparecendo a multiculturalidade dessa cidade tão vibrante. 

— Um aplicativo de celular vai permitir que cada pessoa personalize a marca com os ícones que representam a cidade — explica Salomão.

HORA DE SANTA CATARINA
 Veja também
 
 Comente essa história