Ponte Hercílio Luz recebe estrutura para reforçar segurança na restauração Julio Cavalheiro/Secom / Governo de SC

Cada estrado pesa 12 toneladas

Foto: Julio Cavalheiro / Secom / Governo de SC

A Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, recebeu na tarde de segunda-feira o primeiro estrado de sustentação em uma das torres de apoio que está sob o vão da ponte. A estrutura serve para reforçar a segurança para a próxima etapa da obra de restauração do monumento. A colocação do estrado — uma peça de aço colocada acima das plataformas — faz parte da chamada Ponte Segura, etapa dos trabalhos que vai garantir sustentação à Hercílio Luz durante a recuperação completa.

Andamento da restauração da Hercílio Luz é apresentado no Crea-SC
Técnicos da American Bridge fazem nova visita à Ponte Hercílio Luz

Conforme o presidente do Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra), Wanderley Agostini, o vão da ponte tem 340 metros de um pilar a outro e a função das estruturas que estão sendo colocadas nesta etapa é dividir este espaço, ajudando a equilibrar o peso. Em cada uma das torres serão fixados quatro estrados com 12 toneladas cada um.

Os quatro obstáculos que cercam a restauração da Ponte Hercílio Luz

A construtora Empa, que faz parte do grupo português Teixeira Duarte, responsável pela execução da ponte segura, já tem no canteiro de obras, material suficiente para completar duas das quatro torres, de acordo com informações do governo do Estado, que também afirma que o cronograma das obras está sendo cumprido.

Leia todas as notícias sobre a Ponte Hercílio Luz

Segundo os técnicos, o avanço do trabalho depende das condições do clima e do mar. Os guindastes utilizados para a colocação das peças estão sobre balsas e qualquer instabilidade, provocada pela maré, interfere no cronograma do processo.
DIÁRIO CATARINENSE
 Veja também
 
 Comente essa história