Após alta na véspera, dólar fecha em queda nesta quarta-feira Carlos Severo/Fotos Públicas

Foto: Carlos Severo / Fotos Públicas

Após alta na terça-feira, o dólar fechou em queda nesta quarta — acompanhando o movimento em outros mercados emergentes diante do avanço das bolsas da China —mas investidores adotavam cautela na véspera da reunião do Federal Reserve e com o cenário local conturbado. A expectativa é que o Fed, banco central dos EUA, volte a elevar a taxa de juros dos Estados Unidos, o que pode fazer subir a cotação do dólar por aqui.

A moeda norte-americana caiu 0,74%, cotada a R$ 3,8341. Na semana, a moeda acumula queda de 1,11%. No mês e no ano, há valorização de 5,71% e 44,21%, respectivamente.

Leia as últimas notícias

Já a Bovespa fechou em alta pelo terceiro pregão consecutivo, em linha com as bolsas no exterior, com as ações da Petrobras e de bancos privados, levando o índice de referência do mercado acionário doméstico para a máxima em mais de um mês. O Ibovespa, principal indicador da Bolsa de Valores de São Paulo, subiu 2,51%, a 48.553 pontos. No mês de setembro, o índice avança 4,1%. No ano, a bolsa recua 2,9%.

Às vésperas da decisão sobre as taxas de juros nos Estados Unidos, as ações do mercado ainda são influenciadas pelo anúncio da proposta do governo federal de ajuste das contas públicas.



Nesta quarta-feira, as ações chinesas tiveram alta de quase 5%, influenciadas pelas suspeitas de intervenção do governo. Em Tóquio, no Japão, o índice Nikkei fechou o pregão em elevação de 0,81%.

* Zero Hora

 Veja também
 
 Comente essa história