Santa Catarina registrou 23 pedidos de recuperação judicial de janeiro a agosto deste ano, sete a mais do que no mesmo período do ano passado, o que aponta um aumento de 43,7%. No Brasil, foram feitos 766 pedidos, um avanço de 41,6%, informa a Serasa Experian. Para o economista da Corporate Consulting, Luis Alberto Paiva, o País vive a pior crise dos últimos 20 anos e, por causa disso, muitas empresas se apoiam na recuperação para reestruturar as companhias em dificuldade e evitar a falência.

– Antes de acontecer o pior, muitos empresários tentam reequilibrar as finanças sem ingressar em um doloroso processo judicial – explica Paiva.

Já o número de pedidos de falência feitos no Estado entre janeiro e agosto deste ano chegou a 25, seis a mais que em igual período do ano passado, um crescimento de 31,5%. Joinville se manteve estável no número de pedidos de recuperação de 2014 para 2015 (dois casos em cada ano), mas deu um salto gigante nas falências requeridas, pulando de um para sete pedidos nos primeiros oito meses do ano. No Brasil, o número de pedidos de falência chegou a 1.156, aumento de 6,8% sobre o mesmo período de 2014. Desse total, 598 foram de micros e pequenas empresas.

Leia mais colunas de Claudio Loetz

Congresso

Mais de 400 inscritos, que representam 50 cidades de 18 Estados, participarão do 18º Congresso Nacional do Mercado Imobiliário (Conami), que será aberto hoje, no Hotel Majestic, em Florianópolis. Com palestrantes nacionais e internacionais, o Conami é considerado o mais importante evento empresarial do segmento no País. Os congressistas debaterão a situação atual do mercado, perspectivas para o futuro e experiências bem-sucedidas que podem ajudar no desenvolvimento do setor, mesmo em um momento de crise da economia.

Números

Na edição de ontem, “AN” informou os números de carros licenciados em 2014 e 2015, de janeiro a agosto, pelas montadoras BMW, Audi e Mercedes-Benz, mas não divulgou a origem dos dados, que são da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

Bombeiros

O governo do Estado vai renovar a cessão de uso do terreno onde estão instalados os bombeiros voluntários de São Francisco do Sul. O convênio será feito diretamente com a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joinville. A secretária Simone Schramm, o empresário Alexandre Fernandes, do TGB, e o prefeito Luiz Alberto Oliveira realizaram a entrega de 12 kits de combate a incêndio para a corporação. Desde o incidente químico que aconteceu há dois anos, os bombeiros voluntários estavam sem incremento no material de trabalho.

Palestra

Amanhã, às 20 horas, na Expoville, ocorre a palestra Gerenciamento de mudanças, do consultor de carreiras Max Gehringer. A iniciativa é da Acij.

Balanço

O presidente da Abimaq, Carlos Pastoriza, divulga hoje, a partir das 15h30, o desempenho do setor de bens de capital mecânicos no mês de agosto.

Prêmio

A Acij e a Termotécnica conquistaram o Prêmio Catarinense da Excelência 2015 pelo reconhecimento das boas práticas de gestão empregadas. A lista dos vencedores saiu após avaliação que leva em conta critérios e metodologia do Prêmio Nacional da Qualidade. A Termotécnica levou o troféu de bronze no nível III (500 pontos) e a Acij foi uma das 12 escolhidas na categoria micro e pequenas empresas nível I (125 pontos). A cerimônia de premiação ocorrerá amanhã em Florianópolis.

A NOTÍCIA
 Veja também
 
 Comente essa história