A Metalúrgica Duque, de Joinville, que encontra-se em processo de recuperação judicial, contratou 21 funcionários na semana passada. Agora, a empresa tem em atividade nos seus quadros 111 trabalhadores. De acordo com o consultor e representante da direção da empresa, Magnus Carvalho de Couto, o objetivo é atender à retomada de pedidos até dezembro, conforme prognóstico que vem se confirmando. Em setembro, a empresa deve faturar R$ 1,5 milhão.

A metalúrgica é uma das mais tradicionais de Joinville e aguarda julgamento do Tribunal de Justiça de Santa Catarina sobre seu futuro. Em primeira instância, a Justiça decretou falência, mas a empresa recorreu da decisão.

Enquanto isso, a empresa mantém as atividades e tem como principal trunfo a carteira de clientes de fabricantes de produtos de linha branca, como Whirlpool e Electrolux. A disparada do dólar pesa a favor da companhia, pois os concorrentes mais próximos ficam em São Paulo ou no exterior, fazendo com que o valor do frete impacte fortemente nos custos.



Leia mais colunas de Claudio Loetz no AN.com.br



Inadimplência

Os números da inadimplência entre as indústrias cresceram consideravelmente em 2015. Segundo dados divulgados em agosto pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), houve um crescimento de 9,57% do número de empresas com contas atrasadas por mais de 90 dias.


Tarifas

A associação de consumidores Proteste comparou as tarifas cobradas pelos oito maiores bancos nos últimos três anos e constatou um aumento no valor das cestas de 169% em relação a janeiro de 2013, ou seja, quase nove vezes superior à inflação medida no mesmo período, que foi de 19,63%. Por isso, a Proteste lançou com uma campanha contra o endividamento. Para aderir, basta acessar: www.proteste.org.br/contra-endividamento.


Prêmio

Com uma solução que utiliza nanotecnologia, a Docol Metais Sanitários venceu o Prêmio Mundial Red Dot Award 2015, na categoria Personal Hygiene. Entregue na última sexta-feira, o prêmio é concedido pelo design Zentrum Nordrhein Westfalen, em Essen, na Alemanha. O objetivo é reconhecer as inovações de ponta presentes no mercado. A competição contemplou cerca de 5 mil produtos de mais de 61 países. O produto vencedor foi o bactéria-free, que oferece ação antibacteriana permanente aos metais sanitários.


Bacia leiteira

Com 250 mil litros de leite comercializados por dia, o Planalto Norte pretende tornar-se uma das maiores bacias leiteiras de Santa Catarina em cinco anos, dobrando a produção para 500 mil litros. A meta é perfeitamente viável, dado o potencial da região, que tem a produção de leite no DNA, avalia o engenheiro agrônomo da Epagri de Canoinhas, Waldomiro Sudoski. Entre os anos 1990 e 2000, o Planalto Norte já tinha a mesma produção atual, mas acabou sendo prejudicado pela crise do leite e a falência de cooperativas. Mas de 2012 pra cá, a região se reorganizou e começou a recuperação ao lado de entidades como a Associação dos Municípios do Planalto Norte, que lançou o programa Planorte Leite.


Sicoob

A cooperativa de crédito Sicoob São Miguel do Oeste inaugura hoje a sua segunda agência em Joinville. Ele está localizada na avenida Getúlio Vargas, 1.037. A solenidade ocorre às 19h30.

A NOTÍCIA
 Veja também
 
 Comente essa história