A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville comemora hoje 50 anos de fundação. O olhar das lideranças mudou ao longo do tempo. O passar das décadas fez com que a entidade se transformasse, gradualmente. Era um clube de poucos para poucos. Clube até no nome. Já há algum tempo, chama-se câmara, algo mais condizente com a proposta de debater assuntos da classe e analisar problemas comunitários.

É justamente este o papel mais forte da CDL na última década. Mais recentemente, em meio a embates e posturas críticas, seus líderes compreenderam ser necessário atuar junto aos diferentes poderes e em suas diversas instâncias. Também e, principalmente, para reivindicar melhorias em infraestrutura e em equipamentos, além de propor regras jurídicas capazes de dar mais competitividade ao comércio estruturado.

Na prática, a presença da CDL na vida comunitária indica estar atenta ao que acontece. Quer ser agente de transformação social, sempre priorizando as suas causas específicas, sem perder de vista o contexto sóciopolítico em que está inserida. O atual presidente, Luiz Kunde, destaca o surgimento de novas lideranças no cenário do varejo joinvilense.

– São as pessoas que estarão capitaneando nossa nau fenícia pelos oceanos de incertezas das próximas décadas. Temos a sorte de pertencer a uma sociedade que valoriza as conquistas que deste trabalho advêm. Nossas entidades, fortes e de credibilidade inconteste, sempre estarão alertas a todos os atos que a elas podem negativamente vir a afetar.



Leia mais colunas de Claudio Loetz no AN.com.br



Mais voos

A Azul vai oferecer mais dois voos de Guarulhos para Joinville a partir de 26 de outubro. A companhia aérea abrirá horário às 18h35, saindo de Guarulhos, de segunda a sexta-feira. Outra frequência está prevista para as 19 horas, aos domingos. A Azul também vai disponibilizar mais um voo de Joinville para Guarulhos: aos sábados, às 9h40. 


Em Minas

Com um projeto pioneiro na área de cogeração de energia térmica e elétrica no setor de saneamento, a Albrecht iniciou a operação da estação de tratamento de esgoto da cidade de Ibirité, em Minas Gerais. O sistema integrado aproveita o biogás para geração de energia elétrica, e o lodo sanitário permite geração de energia térmica. Este não é primeiro projeto da companhia neste setor.


Parceria italiana

A Embraco fechou parceria com a Officine Mario Dorin SPA, tradicional fabricante italiana de compressores semi-herméticos. No primeiro trimestre de 2016, começará a distribuir no Brasil os produtos da empresa italiana. O objetivo da parceria é cobrir aplicações nos segmentos de refrigeração comercial e industrial e atuar de maneira mais significativa na refrigeração de maior porte. É um mercado com volumes menores de compressores, mas com mais valor agregado com foco em supermercados e câmaras frigoríficas para diversas aplicações. As informações são de Ernani Nunes, diretor de novos negócios.


Selo

A Associação Brasileira da Indústria do Plástico disponibilizou o selo nacional de plásticos reciclados para a unidade de negócio da Termotécnica, em Manaus. A conquista é resultado da adequação dos trabalhos de reciclagem do isopor aos conceitos de sustentabilidade, critérios socioambientais e econômicos exigidos pela lei. A unidade de Pirabeiraba tem o selo desde novembro de 2014.


Capacitação

O Sebrae fez pesquisa com 300 micro e pequenas empresas, cadastradas como fornecedoras para órgãos do governo do Estado. Com base no estudo, 50 municípios foram selecionados para capacitação. Entre eles, Araquari, Jaraguá do Sul, Papanduva e Schroeder. A ideia é estimular microempresas para participar de licitações e atuar como fornecedores para órgãos governamentais.


Imposto de Renda

No mês de janeiro, entram em vigor as novas alíquotas de Imposto de Renda para venda de bens por pessoa física. De acordo com o escritório Martinelli Advogados, serão quatro novas faixas (20%, 25% ou 30%). O escritório informa que as pessoas físicas que tenham em andamento negociações de bens e direitos que representam ganho acima de R$ 1 milhão precisam analisar os possíveis impactos tributários do IR.


Cartão

A Ajorpeme lançou cartão de crédito online em parceria com a Sicredi para  associados. Vai oferecer juros menores.

A NOTÍCIA
 Veja também
 
 Comente essa história