Joinville não terá segurança reforçada para o encontro Brasil-Alemanha Bia Bittelbrunn/Agencia RBS

Vista de mirante na casa Fritz Alt mostra uma Joinville mais tranquila, como foi mencionado pelos organizadores do EEBA

Foto: Bia Bittelbrunn / Agencia RBS

Joinville é considerada uma cidade segura pelos organizadores do 33º Encontro Econômico Brasil-Alemanha (EEBA 2015) e, por este motivo, ela não terá esquema de segurança reforçado, nem efetivo adicional de policiais nas ruas durante o evento, entre domingo e terça-feira. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) não fez pedidos de reforço de efetivo para a Polícia Militar de Santa Catarina.

Leia as últimas notícias sobre Joinville e região
 
Como o EEBA 2015 é mais reservado e não tem caráter turístico, os visitantes e autoridades não devem se dispersar pela cidade ou sair dos hotéis e dos lugares do evento sem o acompanhamento de alguma comitiva. A segurança deve ser privada no evento e institucional, para os momentos em que estiverem na cidade autoridades como o governador Raimundo Colombo e os ministros de Estado do Brasil e da Alemanha.

– Haverá uma segurança-padrão para a presença de ministros e do secretário-geral do Itamaraty. Não se trata de uma feira aberta. É um evento fechado, em que as pessoas que têm acesso se inscrevem ou têm alguma relação direta com as entidades que o organizam – diz o secretário de Estado de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond Vieira.

Na avaliação feita pela CNI, Joinville não apresenta nenhum grau de grau de risco em relação à segurança pública que necessite reforço de efetivo ou segurança extraordinária.

Durante a 33ª edição do evento econômico, que começa com um jantar festivo, no domingo à noite, na Sociedade Harmonia-Lyra, os joinvilenses devem ver comitivas percorrendo trechos curtos de carro entre os hotéis credenciados e a Expoville, locais onde serão realizadas as rodadas de negociação.

Recepção especial aos visitantes

Para recepcionar os visitantes que participam do EEBA 2015 em Joinville, a rainha da Festa das Flores, Priscila Zimmermann, e a sua primeira-princesa, Núbia Jumes, estarão no Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola neste sábado e domingo. Também farão a recepção as “meninas-flores” Juliana Zeferino, Talita Montes e Gabriela Rodrigues.

Outra ação relacionada ao evento ocorrerá no Shopping Mueller. Até domingo, uma exposição sobre a cultura germânica ficará instalada na praça central para divulgar o Encontro Econômico. A programação inclui também apresentações gratuitas de dança e música típica e culinária alemã.

Para exaltar ainda mais as origens germânicas, haverá no local comercialização de artesanatos, exposição de trajes alemães, degustação de cucas e exposição de móveis.

Fique Ligado

Neste domingo, ocorre a 6ª edição do Fórum Pequenas e Médias Empresas BrasilAlemanha, das 14h30 às 17 horas, no Hotel Bourbon, em Joinville. O encontro prevê a participação do ministro da Micro e Pequena Empresa, Afif Domingos, que vai falar sobre a melhoria do ambiente de negócios no Brasil. Além disso, serão debatidos temas como o apoio às pequenas empresas, a qualificação da cadeia de fornecedores, a capacitação profissional e a segurança de máquinas e equipamentos.

Também no domingo, às 14 horas, haverá o simpósio Desafios e oportunidades para o investidor alemão no Brasil. O evento será realizado pela Sociedade de Estudos Jurídicos Brasil-Alemanha (Sejubra) e conta com o apoio da Fiesc e da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha. Mais informações sobre o evento em www.sejubra.org.br.

A NOTÍCIA
 Veja também
 
 Comente essa história