Rede Feminina lança programação do Outubro Rosa em Jaraguá do Sul Maykon Lammerhirt/Agencia RBS

Campanha mundialmente conhecida começou a ser realizada há seis anos em Jaraguá do Sul

Foto: Maykon Lammerhirt / Agencia RBS

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Jaraguá do Sul lançou ontem a campanha do Outubro Rosa 2015. A programação que deve colorir a cidade inicia no dia 27 de setembro e continua com ações de conscientização, atrações culturais e exames preventivos gratuitos até o dia 24 de outubro.

Neste ano, a campanha chegou às escolas com um concurso que selecionará três slogans para a Rede Feminina. Participam alunos do 6º ao 9º ano das escolas municipais. O resultado será divulgado no dia da Caminhada Rosa, em 24 de outubro, quando serão esperadas 700 pessoas nas ruas. A saída está marcada para as 9 horas, no Fort Atacadista. Nesse dia, a entidade também estará no ginásio da Escola Luiz Gonzada Ayroso, no bairro Jaraguá 84, das 9 às 14 horas. Serão promovidas dinâmicas, apresentações artísticas e a distribuição de material informativo sobre a prevenção de câncer.

- São ações muito importantes porque há pessoas que ainda não estão conscientes da importância do exame de prevenção. Percebemos nas perguntas, durante as palestras, por exemplo, que ainda não estão orientadas sobre como isso é feito - comenta a voluntária Sissa Junkes.

Segundo a voluntária Infancia Rosa Alves, há situações em que as dúvidas sobre o procedimento do exame, como reconhecer os sintomas ou quando deve ser feito o preventivo, podem afastar as mulheres da primeira consulta.

- Muitas marcam e não vêm. Já fui procurada por telefone para tirar dúvidas porque elas têm receio de procurar a prevenção. Mas não pode se deixar abater - diz.

Ao todo, a Rede Feminina de Jaraguá do Sul conta com 80 voluntárias, que articulam a programação do Outubro Rosa. A abertura oficial será junto à missa na Igreja Matriz São Sebastião, às 19 horas, com o acendimento das luzes cor de rosa, no dia 27 de setembro. A primeira ação será em 3 de outubro, das 9 às 12 horas, com o pedágio solidário em vários pontos da cidade.

No dia 8, a entidade promove um show com o músico Lemuca Alves no Grande Teatro da Scar. Os ingressos estão à venda por R$ 20 e R$ 15 mais um quilo de alimento, que será doado à entidade Amigos em Ação. Em parceria com a Estapar e a prefeitura, a Rede Feminina promoverá, no dia seguinte, o estacionamento rotativo solidário. Os recursos arrecadados com as ações serão investidos na infraestrutura da entidade.

Exames distribuídos na região

No Dia D, em 17 de outubro, 350 mamografias serão distribuídas gratuitamente para mulheres acima de 40 anos. Serão 200 para Jaraguá do Sul, 50 para Guaramirim, 50 para Corupá e 50 para Schroeder. As interessadas devem ir à sede da Rede Feminina com a carteira de identidade e o comprovante de residência.

A campanha, mundialmente conhecida, mobiliza mulheres e homens de diferentes países acerca da discussão sobre o controle do câncer de mama. Em Jaraguá do Sul, o movimento iniciou há seis anos e, nos últimos três, a comunidade local tem se envolvido mais com a campanha, segundo a presidente da Rede Feminina, Sandra Winter Rodrigues. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), mais de meio milhão de novos casos de câncer poderão ser diagnosticados em 2015, no Brasil. Desses, 57 mil devem ser de câncer de mama feminina. Os casos mais incidentes ainda são o câncer de pele (189 mil casos) e de próstata (69 mil).

A NOTÍCIA
 Veja também
 
 Comente essa história