Alerta para alagamentos e inundações em SC, extradição de Pizzolato e outras três coisas para saber nesta sexta-feira Editoria de Arte/Diário Catarinense

Foto: Editoria de Arte / Diário Catarinense

1. Rios sobem e Defesa Civil alerta para risco de inundação no Vale e Litoral

Depois de uma quinta-feira chuvosa, com muitos transtornos por todas as regiões de Santa Catarina, a sexta é de alerta para alagamentos e inundações principalmente em Itajaí, Blumenau e Rio do Sul. Itajaí anoiteceu sob a tensão de uma nova enchente. A elevação rápida do Rio Itajaí-Mirim, em Brusque, aliada ao alto volume de água no Itajaí-Açu, no Vale, e a dificuldade de escoamento causada por uma maré mais alta do que o esperado colocaram a Defesa Civil em alerta e provocaram mobilização de órgãos públicos na tentativa de minimizar prejuízos. Em Blumenau, a expectativa era de que o rio atingisse 10,3 metros às 2h. Em Rio do Sul, o nível do Itajaí-Açu passava de 10,5 metros às 23h de quinta-feira. 



2. STF determina bloqueio das contas de Eduardo Cunha na Suíça

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Teori Zavascki determinou o bloqueio e o sequestro dos recursos mantidos pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB), em contas na Suíça - no total de 2,4 milhões de francos suíços ou R$ 9,6 milhões. A decisão atende a pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). Os procuradores temiam que, com a transferência da investigação para o Brasil, o dinheiro fosse desbloqueado e pudesse ser movimentado



3. Taxistas homenageiam colega morto e pedem mais segurança na Capital

Taxistas
homenagearam nesta quinta-feira o colega Martino Alcino Amorim, 66 anos, encontrado morto nas dunas da Joaquina por volta das 14h de quarta-feira. Eles deram as mãos e rezaram no Terminal Rita Maria, onde Amorim trabalhava. Os taxistas pedem mais segurança para a categoria em Florianópolis, cobrando a instalação de um sistema de monitoramento feito por câmeras no terminal.



4. Adolescente suspeitos de matar haitiano em Navegantes vão para Caseps

Três adolescentes suspeitos de participar do assassinato do haitiano Fetiere Sterlin, 33 anos, foram apreendidos na tarde desta quinta-feira em Navegantes. Entre eles está o jovem de 17 anos que assumiu a autoria do crime e chegou a ser liberado por falta de vaga nos Centros de Atendimento Socioeducativo Provisório (Caseps) do Estado — o de Itajaí está interditado desde abril deste ano. O trio será encaminhado para as unidades de Joinville e Blumenau.

 

5. Catarinense Henrique Pizzolato é extraditado da Itália

A novela do ex-diretor do Banco do Brasil, o catarinsne Henrique Pizzolato, está perto do fim. Condenado no processo do Mensalão, ele viajou da Itália para o Brasil nesta quinta, em um voo comercial e escoltado por três agentes e uma médica da Polícia Federal (PF). A viagem será dividida em duas etapas. A primeira é em voo direto da Itália para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, com chegada prevista para as 5h30min de sexta-feira. Depois, em aeronave da PF, Pizzolato viaja para Brasília, onde deve chegar por volta das 8h30min, fazer exames de corpo de delito no IML e ir para o Complexo da Papuda, onde condenados do Mensalão cumprem pena.

DIÁRIO CATARINENSE
 Veja também
 
 Comente essa história