Câmara de Dirigentes Lojistas de Joinville emite orientação a comerciantes para esta quinta-feira Rodrigo Philipps/Agencia RBS

Defesa Civil de Joinville alerta para o perigo com os transbordamentos de rios no município

Foto: Rodrigo Philipps / Agencia RBS

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joinville emitiu um comunicado aos comerciantes nesta quinta-feira referente aos problemas causados pelas fortes chuvas na cidade. No comunicado, ela avisa sobre o alerta da Defesa Civil de Joinville para o perigo com os transbordamentos de rios no município e a previsão de que a chuva continue, em forma de pancadas, e provoque novos alagamentos.

Por isso, a equipe da Defesa Civil faz as seguintes orientações aos lojistas, principalmente para aqueles que já sofreram com enchentes em outras ocasiões:
 
- Levantar as mercadorias que forem possíveis, antecipando-se a possíveis alagamentos no estabelecimento comercial.

- Disponibilizar sacos de areia na porta do comércio para auxiliar na contenção da água (para quem não dispõe de outras formas de contenção).

- Em caso de danos no comércio, comunicar a CDL sobre o local afetado e estimativa do prejuízo, para que a entidade repasse à Defesa Civil. Esses dados são importantes para que o órgão tenha ciência dos acontecimentos. No caso de o comerciante ter seguro privado contra alagamento, esses dados auxiliam na liberação de recursos.

Ao Vivo: Confira a situação das chuvas em Joinville e região

- Se possível, liberar os funcionários. A menor quantidade de pessoas circulando pelas ruas em transportes diminui o congestionamento e auxilia o trabalho da Defesa Civil. As pessoas que se locomovem a pé devem ter muito cuidado e evitar o contato com água de enchente, devido à possibilidade de contrair doenças.

- Os bairros mais atingidos na cidade às 13 horas desta quinta-feira são: Costa e Silva, Santo Antônio, Bom Retiro, América, Iririú, Centro, Saguaçu, Boa Vista, Jardim Iririú, Glória, Atiradores, Aventureiro, Bucarein, Anita Garibaldi, Vila Nova, Nova Brasília, Floresta, Itaum, Santa Catarina e área central.

- Na área central, algumas estão alagadas as ruas Nove de Março, Beira-rio, Max Colin, Itajaí, Felipe Schmidt, Mário Lobo e avenida Juscelino Kubitschek.

- Problemas devem ser comunicados à coordenadoria municipal de Defesa Civil. Os telefones são: 199 ou 8910-9056. O contato do Corpo de Bombeiros é 193. O contato da CDL Joinville é 3461-2500.

A NOTÍCIA
 Veja também
 
 Comente essa história