Cerca de 66 mil sabatistas farão as provas de hoje do Enem a partir das 19h Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Por convicção religiosa, a estudante Tatiane Araújo reserva o sábado para descanso e orações. Inscrita no Enem, ela só começará a fazer as provas de hoje depois do pôr do sol

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Neste sábado, cerca de 66 mil sabatistas farão a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o país, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os sabatistas são aqueles que, por convicção religiosa, guardam o sábado, reservando este dia para descanso e oração.

Tudo o que você precisa saber para fazer o Enem neste fim de semana

Os candidatos sabatistas precisam chegar ao local de aplicação da prova junto com os demais participantes. Em todo o país, os portões ficam abertos das 12h às 13h, no horário oficial de Brasília. Após o fechamento, os participantes não podem mais entrar nos locais de aplicação.

Entretanto, enquanto os candidatos iniciam o exame às 13h30, os sabatistas aguardam em uma sala de provas. Para eles, o exame é iniciado apenas às 19h, no horário de Brasília, com exceção de Roraima, Rondônia, Amazonas, Acre e Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, onde a prova começa às 19h considerando o horário local.

Atrasados ficam de fora do Enem 2015 no primeiro dia de provas

Tatiane Araújo, 23 anos, é estudante de biomedicina. Ela vai fazer o exame pela terceira vez e pretende usar a nota do Enem para o programa Ciência sem Fronteiras. Adventista do Sétimo Dia, a candidata conta que, para se preparar para a prova e para a espera durante o sábado, dorme cedo no dia anterior.

— Geralmente eu vou dormir cedo na sexta antes da prova para estar com a mente e o corpo descansados.

A partir das 18h, ZH faz correção das provas e divulga gabarito extraoficial

Durante a espera, os participantes sabatistas não podem realizar consultas ou comunicar-se com outros candidatos. Tatiane tenta aproveitar o tempo de espera para relaxar e controlar a ansiedade.

— Aproveito para estar mais concentrada com o meu Deus. Já que estou passando o meu sábado ali, acabo fazendo meditações. Tentando estar concentrada na prova, mas não pensando nas matérias só amenizando a ansiedade — disse.

— Eu acho que seria mil vezes pior não fazer a prova. Acho que poderiam ser pensadas algumas alternativas, mas se esse é o jeito que estão me dando a oportunidade, fico feliz em fazer e não ir contra a minha fé.

VÍDEOS: confira dicas rápidas para encarar o exame no Minuto Enem

As provas do Enem estão marcadas para este sábado e domingo em todo o país. No primeiro dia, os candidatos terão 4h30 para resolver 90 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Para o segundo dia, serão 5h30 para as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. Este ano, 7,7 milhões de pessoas se inscreveram em todo o país para prestar o exame.

* Agência Brasil
 DC Recomenda
 
 Comente essa história