Chuva cessa mas maré mantém alerta em Itajaí Marcos Porto/Agencia RBS

No bairro Limoeiro pelo menos 13 casas ficaram embaixo d'água

Foto: Marcos Porto / Agencia RBS

A chuva aliviou na madrugada desta sexta-feira e facilitou o escoamento das águas dos rios Itajaí-Mirim e Itajaí-açu, em Itajaí. Ainda assim, o alerta da Defesa Civil se mantém porque a previsão é de maré elevada no decorrer do dia. O pico deve ocorrer às 11h, quando novos alagamentos podem ocorrer em áreas baixas da cidade.

Às 7h40min, em Brusque, o nível do rio Itajaí-Mirim reduziu para 5,5 metros. Em Blumenau, às 8h, o nível do Itajaí-Açu baixou para 9,54 metros. Em Rio do Sul, o nível estabilizou em 10,71 metros (última informação divulgada às 7h). Se a velocidade de escoamento for mantida, a previsão é de uma enchente menor do que a última registrada em Itajaí, em 2013.

No momento há registro de alagamentos em 25 ruas nas regiões ribeirinhas e, até a manhã desta sexta, cerca de 30 pessoas haviam procurado o abrigo montado na Paróquia São Cristóvão, no Bairro Cordeiros. Os locais que estão tomados pela água são acompanhados por equipes da Codetran.

As aulas foram mantidas nesta sexta-feira em todas as unidades de ensino do município. Na quinta-feira, haviam sido suspensas em cinco escolas do interior devido à dificuldade de acesso. Eventos esportivos que deveriam ocorrer no fim de semana foram cancelados.

Clima

Nesta sexta-feira a previsão do tempo para Itajaí e região, segundo o Laboratório de Climatologia da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), é de céu com muitas nuvens e chuva ocasional de até 15 mm. A temperatura fica entre os 18 e 23 graus. O vento terá direção de sudoeste/sudeste pela manhã e sudeste à tarde com intensidade fraca à suave (vento médio 10 km/h com rajadas de até 25 km/h). O mar fica em direção entre nordeste e leste com ondas de até 0,5 m.

O SOL DIÁRIO - O SOL DIÁRIO
 DC Recomenda
 
 Comente essa história