A rede Giassi comprou terrenos em Jaraguá do Sul (perto do shopping local) e em Itajaí, na via de acesso a Balneário Camboriú, com o objetivo de construir novos supermercados nas duas cidades. A empresa espera pela liberação de licenças ambientais e de outros órgãos municipais para definir os projetos e iniciar as obras.

O presidente Zefiro Giassi diz ainda que, mesmo que demore para concluir, prefere erguer as unidades com o máximo de recursos próprios do que depender de financiamento bancário. As dificuldades dos negócios neste ano diminuem a projeção de crescimento do grupo. O faturamento deve crescer, mas bem pouco na comparação com o ano passado, quando a expansão foi de 10%.

– O País vai superar os problemas atuais, é claro. Difícil mesmo foi o período do Plano Cruzado (nos anos 1980) – resume Zefiro.


Leia mais colunas de Claudio Loetz


Tíquete médio aumenta

Zefiro constata ainda algo surpreendente: o valor do tíquete médio das compras até subiu, em vez de cair, apesar de a massa salarial ter se reduzido em meio ao crescente processo de demissões por parte das companhias. A mudança de comportamento dos clientes se deu em outras frentes: vão menos vezes aos mercados, optam por produtos de menor valor agregado e evitam despesas desnecessárias.
Ele se reuniu com empresários e profissionais de Joinville, quando trocou ideias com o grupo de convidados.


Mundo inovador

A ExpoInovação, evento promovido pela Prefeitura e que ocorre entre 20 e 22 de outubro, no Teatro Juarez Machado, em Joinville, terá na abertura a palestra da 3M do Brasil sobre inovação. Em seguida, representantes da Fapesc e do BRDE debatem sobre captação de investimentos. No dia 21, com curadoria do Instituto Miguel Abuhab, haverá análise de cenário do empreendedorismo global. Ronaldo Takahashi, fundador da Buscapé; Amiyris Fernandez, sócia-diretora da Knowledge Brokers, empresa de design thinking; e Marina Miranda, de ativa participação em projetos na área de desenvolvimento do ecossistema de startups no Brasil também participarão do evento em Joinville. Outros dois nomes completam a lista de experts. São Isabela Ventura, diretora do Lamadee; e o gestor de desenvolvimento de negócios da Amazon Web Services, André Nazareth. A palestra de encerramento está a cargo da Totvs Labs no Vale do Silício.


Aprovado

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou ontem, por unanimidade, o projeto de lei do deputado Mauro Mariani (PMDB) que autoriza o microempreendedor individual a utilizar sua residência como sede do estabelecimento comercial. O projeto segue agora para a apreciação do Senado.


Seminário

BNDES, CDL Joinville, Ajorpeme e Sebrae realizam na próxima terça-feira um seminário de crédito que pretende apresentar soluções financeiras para micro e pequenas empresas. O evento começa às 19 horas, na Expoville.


Assume

O diretor de RH da WEG, Hilton Veiga, assume a presidência do Instituto Femusc.


Alvará

Microempreendedores individuais podem renovar o alvará da Vigilância Sanitária de Joinville pela web.


Feira

Entre os dias 21 e 24 de outubro, acontecerá no Complexo Expoville, em Joinville, a 11ª Intercon – Feira e Congresso da Construção Civil. Os organizadores esperam 80 marcas expositoras de cinco Estados do Brasil – Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo e Rio de Janeiro – e de Taiwan.

A NOTÍCIA
 Veja também
 
 Comente essa história