Com nova proposta, comando nacional orienta para fim da greve dos bancários Guto Kuerten/Agencia RBS

Foto: Guto Kuerten / Agencia RBS

A greve dos bancários pode estar perto do fim. No sábado, a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) ofereceu um acréscimo para a proposta feita na sexta-feira. Além dos reajustes de 10% no salário e 14% nos vales refeições, a nova proposta também retirou o pedido de compensação total das horas não trabalhadas nas quase três semanas de greve.

Os banqueiros aceitaram abonar 63% das horas dos funcionários com jornada de 6 horas e 72% para os que têm jornada de 8 horas. Isso significa que os trabalhadores compensariam apenas uma hora por dia até a segunda semana de dezembro.

Greve dos bancários afeta, pelo menos, 70% das agências em SC

Com a proposta, que tem prazo máximo nesta segunda-feira, a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e o Comando Nacional de Greve da categoria convocaram nossas assembleias que serão realizadas na segunda-feira em todos os estados. A orientação nacional é de que a nova proposta seja aceita e a greve seja finalizada ainda na próxima semana.

— A proposta apresentada representa mais um ano em que os bancários conseguirão garantir seu poder de compra — comemora a vice-presidente do Contraf-CUT e coordenadora do Comando de Greve, Juvandia Moreira.

Mas, em nota o presidente do Sindicato dos Empregados de Empresas Bancárias de Blumenau e Região, Leandro Spezia, afirmou que a nova proposta não corrige os salários e fica apenas 0,12% acima da inflação no período:

— A verdade é que ganho real, efetivamente, não houve, tendo sido este o pior acordo já orientado para ser aprovado nas assembleias, inclusive com a divisão do Comando Nacional na avaliação.

A assembleia do sindicato de Florianópolis e região acontecerá no Auditório da Igreja Livre em Jesus, às 17h. A de Blumenau ocorre às 9h no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Têxtis, e a de Joinville será realizada na sede do sindicato às 17h e a de Chapecó no auditório do sindicato às 16h30min. A assembleia de Criciúma começa às 15h no Sindicato dos Químicos da cidade.

DIÁRIO CATARINENSE
 DC Recomenda
 
 Comente essa história