A comissão eleitoral da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) oficializou os resultados da apuração dos votos da disputa pela reitoria da instituição, confirmando o segundo turno entre os candidatos Luiz Carlos Cancellier e Édson de Pieri. No final da tarde desta quinta-feira, foi realizada a apuração oficial dos votos — que deu o mesmo resultado da contagem prévia feita na véspera, logo depois da votação.

Cancellier e De Pieri vão ao segundo turno da eleição para reitoria da UFSC

Esta segunda apuração já estava prevista previamente De acordo com a Karina de Souza, intergrante da comissão eleitoral, a apuração realizada na véspera era uma prévia dos resultados, sem análise detalhada das atas enviadas pelas 61 seções.

Em quarto, reitora desabafa: "Não conseguimos mostrar tudo que fizemos"

— Isso não significa que esteja sendo feita uma recontagem dos votos a pedido de algum candidato, é o processo natural — explica a integrante da comissão.

Eleição para reitoria da UFSC ocorre sem incidentes
Em corrida fragmentada, eleição para a reitoria da UFSC é imprevisível

Nos próximos dois dias, as chapas que se considerarem prejudicadas poderão apresentar recursos. Pela apuração realizada logo após a votação e confirmada nesta quinta-feira, Cancellier ficou em primeiro com 29,54% dos votos. Na disputa pela outra vaga no segundo turno, Pieri alcançou 22,49% contra 22,07% do candidato Irineu de Souza. Com o peso eleitoral de alunos, professores e servidores é diferente, não é possível dizer quantos votos seriam necessários para alterar as posições de Pieri e Irineu.

Reitoria é tão disputada quanto grandes prefeituras

Atual reitora e candidata à reeleição, Roselane Neckel ficou em quarto lugar, com 12,85%, à frente apenas de Claudio Amante, que recebeu 11,27% na apuração realizada na noite de quarta-feira. Apuração paralela realizada pela Rádio Ponto, do Curso de Jornalismo da UFSC, com base nos boletins impressos pelas urnas eletrônicas, confirmou o resultado divulgado pela comissão eleitoral na quarta-feira.

DIÁRIO CATARINENSE
 Veja também
 
 Comente essa história