Com a previsão de que o nível do Rio Itajaí-Açu chegue em 10m às 21h desta quinta-feira, Blumenau pode ter mais de 100 pontos alagados até o fim do dia. Como o solo está molhado pela chuva desde o começo do mês, a Defesa Civil alerta para o risco de deslizamentos de terra em todos os bairros de Blumenau.

Confira as principais recomendações da Defesa Civil para a população:

- Para quem mora próximo a encostas e áreas com risco de deslizamento, a recomendação mais importante é ficar atento a qualquer movimentação no solo. Sejam rachaduras, grades ou postes se movendo ou água corrente com mais barro que o normal. Se algum destes itens for percebido, a recomendação é ligar para a Defesa Civil no telefone 199 ou, em casos mais graves, sair de casa.

- Para quem mora em ruas afetadas pela enchente, especialmente dentro da cota de 9,5m prevista para a noite, a recomendação é que se prepare para os alagamentos, levantando móveis se houver a necessidade.

- Em casos mais graves, os moradores de áreas de risco já têm três abrigos abertos em Blumenau. Na Igreja Evangélica Livre de Blumenau (E9), na Rua Cidade do Salvador, na Itoupava Norte; na Paróquia São Francisco de Assis (E10), na Rua Francisco Vahldieck, na Fortaleza, e no Grupo Escoteiro Leões de Blumenau (S1), na Rua Pastor Oswaldo Hesse, bairro Ribeirão Fresco.

- Evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Evitar transitar em pontilhões e pontes submersas e cuidado com crianças próximas de rios e ribeirões

- Fique de olho nas informações dos órgãos oficiais! A Defesa Civil está atualizando de hora em hora o nível do Rio Itajaí-Açu em suas páginas nas redes sociais e no site do Alertablu, além do aplicativo para celular.

Confira as informações do Estado em tempo real:

 

JORNAL DE SANTA CATARINA
 Veja também
 
 Comente essa história