Confira cinco motivos para comprar em pequenos negócios Rodrigo Philipps/Agencia RBS

Lerina Mesquita Mastruian tem uma pequena empresa, mas está pronta para crescer

Foto: Rodrigo Philipps / Agencia RBS

Sabe aquela picanha que você faz questão de escolher no balcão com o açougueiro de confiança no bairro? Ou o mercadinho da esquina, onde a clientela conhece do empacotador ao proprietário e tem até o privilégio de comprar “fiado”? Tanto um quanto outro podem nem sempre garantir os melhores preços na etiqueta, é verdade, mas têm na proximidade com o cliente um dos diferenciais para sobreviver em meio aos gigantes comerciais. São os chamados pequenos negócios.

Leia as últimas notícias de Joinville e região

Foi voltado à defesa desses empreendimentos mais modestos, como padarias, borracharias e lojas de calçados, que o Sebrae Nacional lançou o Movimento Compre do Pequeno Negócio, celebrado oficialmente na segunda-feira.

O objetivo da campanha é incentivar a comunidade a procurar serviços e produtos oferecidos por micro e pequenas empresas. Os argumentos não ficam só no óbvio, como a proximidade do cliente. O movimento aposta é nas perspectivas econômicas indiretas para convencer o consumidor a olhar com mais carinho às opções de comércio e serviço locais. Os pequenos negócios, reforça a campanha, são responsáveis por mais da metade dos empregos formais e desenvolvem a comunidade.

– Atuamos em duas frentes: uma delas é divulgar para a sociedade a importância de valorizar os pequenos negócios. Por outro lado, sabemos que o pequeno negócio precisa fazer o seu dever de casa, estar capacitado e inovar para que o cliente fique satisfeito – destaca o coordenador do Sebrae na região de Joinville, Jaime Dias Junior.

Só entre os dias 21 e 25 de setembro, o Sebrae ofereceu 15 palestras para os pequenos empresários, todas ligadas à campanha. São momentos assim, reforça o coordenador regional, que podem abrir oportunidades de os pequenos resistirem às dificuldades do mercado.

– O próprio mercado faz uma seleção natural, principalmente em um momento adverso, como ocorre na economia. É um momento que exige cautela, mas não se pode ficar estático. É preciso se movimentar, reagir de outras formas – reforça.

Pequena, mas pronta para crescer
Microempresária jamais seria a melhor definição sobre o trabalho da engenheira química Lerina Mesquita Mastruian há três anos, quando ela ainda liderava uma grande equipe de uma empresa do ramo automotivo em Joinville.

Mas, de lá para cá, a vida dela mudou completamente quando as ocupações passaram a ser todas voltadas ao seu negócio pessoal: uma loja de produtos aromáticos com criações e marca própria. Do conhecimento em química nasceram as fórmulas cheirosas. Já o tino empresarial e comercial da microempresária de 34 anos tem sido aprimorado com persistência.

– Faço praticamente todos os cursos do Sebrae, não saio de lá. A gente acaba enxergando o que não conseguia enxergar. Não estava muito acostumada a lidar com clientes, estratégias de venda. Hoje, já estou considerando fazer terceirizações, contar com representantes – conta.

Por enquanto, a sede da marca é o apartamento dela, no bairro Costa e Silva. Parte das vendas ocorre no site da loja e via redes sociais. Só que é no boca a boca e no contato pessoal que Lerina percebe a divulgação e o crescimento do negócio.

–Temos que escutar os clientes, entender o que eles querem. Muitos fazem o que eu faço, mas a diferença está na qualidade do produto. Por isso, prefiro esse contato pessoal – diz.

O cuidado de Lerina com a marca que criou começa pelo nome: chama-se Anirela, exatamente Lerina escrito ao contrário com um “A” incluído no final para deixar “mais feminino”.

Cinco Motivos

Por que dar preferência aos pequenos negócios:

1- É perto da sua casa.
2- É responsável por 52% dos empregos formais.
3- O dinheiro fica no seu bairro.
4- O pequeno negócio desenvolve a comunidade.
5-Comprar do pequeno negócio é um ato transformador.
 
 
Na segunda-feira, empresas cadastradas no site www.compredopequeno.com.br vão distribuir 550 pães de mel aos clientes.

1- Colina Frutas e Verduras, Boehmerwald.
2- Fast Moto Center, Floresta.
3- Agropecuária e Pet Shop. ARC, Floresta.
4- Joci Modas, Aventureiro.
5- LB Borrachas, Saguaçu.
6- Café com Leite Cafeteria, América.
7- M de Maria Cozinha Criativa, Centro.

A NOTÍCIA
 Veja também
 
 Comente essa história