Conheça os quatro cães que vão reforçar a PM em Joinville Claudia Baartsch/Agência RBS

Shogun, Torke, Drone e Apollo

Foto: Claudia Baartsch / Agência RBS

Sabe o que os mais novos reforços da Polícia Militar de Joinville têm em comum? Focinhos compridos, olhares atentos, faro e instinto apurados. Essas serão as principais armas de Shogun, Torke, Drone e Apollo quando deixarem suas primeiras pegadas nas ocorrências da PM na cidade.

Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br

Os quatro ainda são novatos na corporação, não completaram dois anos de idade, mas já aprenderam os truques da carreira policial e estão prontos para as futuras missões de farejamento e patrulha do 8º Batalhão.

Se o destaque de cada um no combate ao crime ainda é uma questão de tempo, ao menos no quesito carisma o golden retriever Apollo já merece condecoração - foi o mais simpático com a reportagem de AN e praticamente sorriu para as fotos, enquanto o restante da tropa canina fazia a linha "policial-durão".

Farejar drogas é a especialidade de Apollo e do pastor-belga malinois Shogun. Buscas e patrulhas ficam por conta do doberman Drone e do outro pastor, Torke. Toda essa expertise deve ser colocada em prática a partir do mês que vem. Até lá, os oito policiais militares selecionados para guiá-los nas missões terão tempo de concluir os treinamentos.

— Ainda não temos condições de começar as atividades no ritmo em que a gente pretende. O plano é manter um canil 24 horas por dia mais adiante. Enquanto isso, eles serão guiados em situações pontuais porque as ações demandam muita energia e não podemos estressá-los — explica o comandante do 8º Batalhão, tenente-coronel Nelson Coelho.



Brincadeira

O trabalho é levado a sério, mas para os cães tudo tem que parecer brincadeira. Se a atividade passa de seis horas, eles ficam cansados e perdem o interesse. Assim, a expectativa é de que o apoio canino passe a ser rotineiro quando o canil da PM estiver pronto. A estrutura será erguida ao lado da base da PM no Vila Nova, em um terreno a ser doado pela Prefeitura.

— Esperamos concretizar essa doação até o fim do ano. Por enquanto, os cães vão permanecer na sede do 8º Batalhão — diz Coelho.

A meta da PM em Joinville é manter entre 20 e 30 cães no futuro canil. Cinco deles já estão selecionados para fazer companhia a Shogun, Torke, Drone e Apollo, mas ainda são filhotes e devem passar mais de um ano em treinamentos.

A NOTÍCIA
 Veja também
 
 Comente essa história