Deputado federal Jair Bolsonaro participa de desfile da Oktoberfest em Blumenau Rafaela Martins/Agencia RBS

Deputado Jair Bolsonaro (PP) desfila na Centopeia do Chope em Blumenau

Foto: Rafaela Martins / Agencia RBS

O desfile da Oktoberfest deste sábado, em Blumenau, teve uma série de presenças ilustres. Nos pedais da Centopeia do Chope, o brinquedo que abre o desfile do tradicional grupo Planetapéia, estava o deputado federal Jair Bolsonaro (PP), que prestigiou a festa após convite do deputado federal catarinense Rogério "Peninha" Mendonça (PMDB), que também participou do evento.

::: Leia mais notícias sobre a Oktoberfest

Na segunda visita em menos de um ano a Blumenau, Bolsonaro foi recebido com entusiasmo pelos blumenauenses. O deputado chegou à concentração do desfile, na Alameda Rio Branco, por volta das 16h30min, pedalando a Centopeia desde o Parque Vila Germânica, um trajeto de aproximadamente 3,5 quilômetros. Também marcaram presença no desfile o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSC), filho de Jair Bolsonaro, o senador Paulo Bauer (PSDB) e o prefeito Napoleão Bernardes (PSDB), que participa do evento todos os anos.

Todos estavam uniformizados com o traje típico da Planetapéia: a tradicional veste masculina alemã — o lederhosen — em tons de azul, com gravata amarela e chapéu vermelho. Todos chegaram pedalando e aguardaram a hora de entrar na Rua XV de Novembro na concentração. Enquanto esperava, Bolsonaro foi ovacionado por muitas pessoas, posou para muitas selfies e cumprimentou diversos eleitores.

Deputado federal Jair Bolsonaro (PP) posa para fotos com fãs em Blumenau. Foto: Rafaela Martins/Agência RBS

Por onde passava, recebia aplausos e saudações positivas. Durante o trajeto de pouco mais de um quilômetro do desfile, o parlamentar levou a mão ao joelho esquerdo algumas vezes, aparentemente com dor pelo esforço da pedalada. Mas logo voltava a sorrir e acenar a quem assistia sua passagem.

Ao final do desfile Bolsonaro agradeceu a recepção calorosa dos blumenauenses, que novamente se uniram em torno dele para garantir um registro ao lado do parlamentar. 

— É uma novidade (desfilar) e eu me sinto gratificado, fui tratado com muito carinho. Agradeço ao Peninha que me convidou e ao povo que me tratou dessa forma maravilhosa. O retrato que tiro, na parte política, é que o Brasil está carecendo de lideranças políticas. Todos os municípios são importantes, e aqui eu fui muito bem tratado, estou muito feliz de estar aqui e sinto que o que eu falo é que esse povo também quer falar.

O deputado Rogério Peninha, que trouxe a família Bolsonaro a Blumenau, também se mostrou muito satisfeito com a recepção da cidade aos parlamentares:

— Não é primeira vez que eu participo, sou sempre convidado pelas lideranças aqui de Blumenau, e o Bolsonaro eu convidei porque temos uma relação de amizade muito grande e ele é um dos que trabalha comigo no projeto que muda o Estatuto do Desarmamento. A primeira vez que ele veio foi muito bem recebido e as pessoas insistiram para que ele voltasse. Então, ele aproveitou esse evento, está feliz e até brincou comigo, dizendo "Peninha, acho que vou transferir o título para Blumenau de tanto que esse povo gosta de mim".

A agenda dos parlamentares em Blumenau ainda previa uma visita ao Parque Vila Germânica, onde ocorre a Oktoberfest, durante a noite deste sábado. Após a passagem por Blumenau eles devem retornar a Balneário Camboriú, onde estão hospedados.

JORNAL DE SANTA CATARINA
 Veja também
 
 Comente essa história