Ecólogo diz que região da Nova Rússia atingida por deslizamentos deveria estar desocupada desde 2011 Ana Karina Leite/Arquivo Pessoal

Três casas foram soterradas, mas ninguém se feriu

Foto: Ana Karina Leite / Arquivo Pessoal

Na opinião do ecólogo e colunista do Santa, Lauro Bacca, a região da Rua Santa Maria, na Nova Rússia, onde um deslizamento de terra destruiu três casas na madrugada desta sexta-feira, já deveria estar desocupada desde 2011. Segundo Bacca, quatro anos atrás o mesmo local já havia registrado deslizamentos de terra que alteraram o curso do rio, que se repetiram e tiraram de casa mais de 10 moradores essa noite.

– A prefeitura deveria ter indenizado esses moradores em 2011 e impedido que eles voltassem para lá. Desse jeito, mesmo Blumenau tendo uma Defesa Civil que é exemplo para o país, acaba tratando as consequências, não as causas – comenta.

O deslizamento de terra soterrou três casas, mas nenhum dos moradores se feriu, pois teriam ouvido o barulho na encosta e saído da casa a tempo. De acordo com o secretário de Defesa do Cidadão, Marcelo Schrubbe, as famílias da região da Nova Rússia já haviam passado por um treinamento sobre rotas de fuga e análise de risco após as chuvas de 2011, que também afetaram o local.

— Não há muito o que ser feito para conter a força da terra ali, mas equipes da Geologia estão fazendo uma nova análise para avaliar o risco. A família conseguiu se salvar essa noite porque sabia os procedimentos de segurança — ressalta Schrubbe.

JORNAL DE SANTA CATARINA
 Veja também
 
 Comente essa história