Economia do país acumula retração de 3,02% no ano, indica prévia do PIB Ricardo Duarte/Agencia RBS

Foto: Ricardo Duarte / Agencia RBS

A economia do Brasil voltou a apresentar retração em agosto segundo dados divulgados pelo Banco Central nesta sexta-feira. Considerado uma prévia do Produto Interno Bruto (PIB), o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) apontou queda de 0,76% no oitavo mês do ano, com ajuste sazonal, que considera as variações ocorridas de tempos em tempos. Foi a terceira baixa mensal seguida do indicador.

Vendas do varejo em agosto têm pior resultado em 15 anos, diz IBGE

No ano, também com ajuste sazonal, o recuo acumulado é de 3,02% e, em 12 meses, de 2,28%. O IBC-Br serve como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses.

Agência de risco rebaixa nota do Brasil, mas mantém grau de investimento do país

Na série observada, que considera períodos iguais de tempo (sem ajuste sazonal), os números indicam queda de 2,99% no ano e de 2,16% em 12 meses até agosto.

No Relatório Trimestral de Inflação de setembro, o BC revisou sua previsão de queda para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2015 de -1,1% para -2,70%. No Relatório de Mercado Focus da última segunda-feira, a mediana das expectativas para o PIB estava negativa em 2,97% para este ano.

Leia as últimas notícias

ESTADÃO CONTEÚDO
 Veja também
 
 Comente essa história