Ituporanga, no Vale do Itajaí, decreta situação de emergência pelas chuvas 0/Divulgação

Área central de Ituporanga ficou alagada

Foto: 0 / Divulgação

A cidade de Ituporanga, no Vale do Itajaí, decretou situação de emergência devido às fortes chuvas dos últimos dias. O prefeito Arno Zimmermann (PMDB) assinou o decreto na noite desta quarta-feira, que ainda precisa ser aceito pelo governo e terá vigência de 180 dias. Com ele, a prefeitura pode pleitear verba de forma menos burocrática e rápida para a compra de itens de resposta a desastres naturais.

Já são cinco cidades com decreto de situação de emergência pelos temporais desde o dia 8 de outubro em Santa Catarina.

— Não é possível evitar os temporais, mas podemos amenizar muito o sofrimento dos moradores. É essa a direção que estamos tomando — explica o prefeito Zimmermann.

A justificativa do prefeito é que na última quarta-feira o Rio Itajaí Açu transbordou, causando alagamentos em diversos pontos da cidade, tanto na área urbana quanto rural, estragos na malha viária. A chuva, que corresponde ao dobro do que foi previsto para a cidade, também gerou deslizamentos de terra e suspensão das aulas nas escolas municipais, estaduais e creches até sexta-feira.

Segundo a Secretaria de Assistência Social, seis famílias estão nos três abrigos abertos pela prefeitura nos salões comunitários dos bairros Vila Nova e Santo Antônio e Centro Múltiplo Uso. Além das 28 pessoas desabrigadas, várias estão desalojadas e ficando na casa de parentes.

DIÁRIO CATARINENSE
 Veja também
 
 Comente essa história