Jefferson Saavedra: De 20 projetos de drenagem, apenas um está em obras em Joinville  Rodrigo Philipps/Agencia RBS

Alagamentos no centro de Joinville

Foto: Rodrigo Philipps / Agencia RBS

Pela quantidade de água e o momento de maré, Joinville não escaparia ontem de sofrer transtornos. Mas o impacto poderia ser menor se mais obras para enfrentar os alagamentos tivessem sido realizadas. Basta ver os exemplos recentes de êxito, como a elevação da Minas Gerais e a drenagem do Morro Alto.

Distante

Dos 20 projetos de drenagem da bacia do rio Cachoeira, apenas um está em andamento, no rio Mathias. Outro, do rio Itaum, tem financiamento encaminhado junto ao BID. Os demais até já foram apresentados em Brasília, ganharam elogios, mas não há indício de quando as obras serão feitas.

Leia as últimas notícias de Joinville e região

Leia outras colunas de Jefferson Saavedra

Em sigilo, Darci filia Nilson ao PSD

Se é a tal filiação misteriosa anunciada por Darci de Matos, ainda não se sabe, mas quem ingressou recentemente no PSD foi o ex-deputado Nilson Gonçalves. Depois de três mandatos e ficar na suplência da Assembleia Legislativa na disputa de 2014, Nilson deixou o PSDB e anunciou a disposição de se filiar ao PR. No entanto, o ingresso no partido comandado por Jorginho Mello não se confirmou. Agora, por meio de articulação feita pelo deputado Darci, Nilson está no PSD. A curiosidade é que a filiação foi assinada no final de setembro, quando a reforma política ainda não havia sido sancionada pela presidente Dilma. Assim, naquele momento, Nilson ficou apto a concorrer na eleição de 2016. Com a reforma, assinada depois, quem quiser concorrer em outubro precisa estar filiado há apenas seis meses e não há mais de um ano. Seja como for, a filiação de Nilson foi mantida em segredo.

Filiados

A lista de novos filiados do PMDB de Joinville confirmou o ingresso de Jalmei Duarte, José Luiz Teodoro, Dionisio Trapp, Larissa Brandão, Raulino Esbiteskoski e Roque Mattei. Mas Francieli Schultz, já anunciada, não aparece.

Adiado

O PMDB de Joinville adiou para o dia 6 a convenção municipal de sábado. Udo Döhler já estará de volta, mas o futuro presidente Alexandre Fernandes tinha outro compromisso.

Energia Solar
 
A completar cinco anos neste domingo, a equipe Barco Solar Babitonga é mantido por 22 estudantes de engenharia da UFSC em Joinville. No mês que vem, o pessoal participa novamente do Desafio Solar Brasil, um rali de embarcações movidas a energia solar. A equipe conta com apoio da UFSC, UFRJ e de empresas dos setores náutico, mecânico e elétrico. E de olho em avanços no projeto, busca patrocinadores.

Ideia para pavimentação

Manoel Bento quer criar uma programa de pavimentação comunitária em Joinville. Na proposta apresentada na Câmara, a Prefeitura se encarrega de parte de obras, escolhe as construtoras e os moradores bancam parte da conta.

Nova rota

O leitor Juvêncio Campestrini escreve para apontar a Visconde de Mauá como via capaz de ajudar a desafogar o trânsito nas ruas João Colin e Blumenau. Para ele, bastaria transformar em preferencial.

Novo pedido

Na visita de ontem a Rodrigo Fachini, prefeito em exercício de Joinville, o secretário estadual João Carlos Ecker (Infraestrutura) recebeu pedido de ajuda para asfaltamento da rua Copacabana, na zona Sul. Para 2015, sem chance de sair a obra de R$ 3 milhões. Para 2016, dá para estudar.

Obra do elevado

O secretário Ecker também visitou a duplicação da Santos Dumont. Em relação ao elevado com a Tuiuti, ele acredita em início das obras em novembro, após readequação de projeto. Os trabalhos começam pelas alças, para ter desvio. E ali há rede de água, tubulação de gás e fibra óptica a serem mexidas.

Frente dos imigrantes

Após reunião na noite de quarta no Centro de Defesa dos Direitos Humanos, um grupo de entidades decidiu criar uma frente de apoio aos imigrantes. No manifesto a ser divulgado no início de novembro, será cobrada a instalação de casa do imigrante, um ponto de referência e cadastro para quem chega à Joinville.

Rios do Anita

A Associação dos Moradores do Anita Garibaldi diz que os transtornos com as chuvas no bairro teriam sido menores se os pedidos de limpeza de rios tivessem sido atendidos pela Prefeitura de Joinville. A cobrança vem desde junho do ano passado.

Rodovia Interditada
 
Deslizamentos levaram à interdição da BR-280 em Corupá, no km 93,3. O trabalho de remoção só vai começar quando o tempo melhorar, segundo o DNIT.

Semana Farroupilha

Darci de Matos apresentou projeto para criar a Semana Farroupilha em Santa Catarina. Seria entre 13 e 20 de setembro, em homenagem ao tradicionalismo gaúcho. Se a proposta for aprovada, a semana entra para o calendário oficial de eventos do Estado. Darci nasceu no Paraná e veio para Joinville com 17 anos.

Água na hora de pico

Os alagamentos de Joinville multiplicaram os transtornos porque ocorreramm no horário de pico. Muita gente foi pega de surpresa com a subida das águas no momento de ir ao trabalho ou para s escola, em uma chuvarada que despencou 145 mm entre a madrugada e o meio-dia.

Sífilis

Joinville já registrou 72 casos de sífilis em gestantes neste ano (até setembro). Em todo o ano passado, foram 77 registros e, há dez anos, eram 24. Os dados são da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde. Os casos vêm aumentando no restante do Estado e no País.

Mais casos

Os 16 casos de sifílis congênita – transmissão para o bebê – em Joinville neste ano já repete o total registrado no ano passado. A Saúde está em campanha pela prevenção e realização de exames.

Representação

O TCE está cobrando informações da Prefeitura de Garuva sobre a contratação dos serviços de coleta do lixo, realizada no ano passado.

Sem danos

Também com chuvas intensas ontem, São Francisco não enfrentou alagamentos, segundo a Prefeitura.

Tensão

A previsão de maré alta no final do manhã deixou Joinville ainda mais apreensiva. Mas os alagamentos não se agravaram.

Reação petista

Em nota, o PT/SC se disse “indignado” que o PMDB possa estar “flertando com o evidente golpismo dos setores da extrema direta”. Foi lembrado que peemedebistas de Santa Catarina ocupam vários cargos no governo federal.

Apaziguado

Mas a direção estadual do PT registrou que as declarações mais recentes dos peemedebistas rejeitam o afastamento em relação ao governo Dilma.

A NOTÍCIA
 Veja também
 
 Comente essa história