Mais da metade dos bancos de Joinville estão fechados por causa da greve nacional dos bancários Claudia Baartsch/Especial

Agência do banco Itaú, no Centro de Joinville

Foto: Claudia Baartsch / Especial

A greve dos bancários fechou mais da metade das agências bancárias de Joinville. Segundo o sindicato da categoria, os funcionários de pelo menos 45 das 75 agências da cidade aderiram à paralisação.

A greve foi deflagrada na semana passada mas foi sentida em Joinville na manhã da última quarta-feira, quando as agências de praticamente todo o Centro permaneceram fechadas.

— Agora, além do Centro, a greve se espalhou pelos bairros, em Pirabeiraba, Iririú e na zona Sul — disse hoje pela manhã o presidente do Sindicato dos Bancários de Joinville, José Ilton Belli.

Leia as últimas notícias de Joinville e região

caixas eletrônicos funcionaram na maioria das agências públicas e privadas. 

Os bancários de todo o Estado decidiram seguir o indicativo de greve anunciado na última semana pelo comando nacional da categoria.

A paralisação ocorre pela falta de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), especialmente em relação ao índice de reposição salarial.

Enquanto a categoria reivindica 16% de aumento (9,88% da inflação no período pelo INPC mais 6,12% de ganho real), a federação dos bancos oferece 5,5% mais abono único de R$ 2,5 mil. De acordo com os bancários, a opção pela greve se deu após mais de 50 dias sem avanço nas negociações.

A expectativa dos bancários de Joinville é de que a greve continue se espalhando pelos bairros nos próximos dias. Não há reuniões de negociação ou assembleias marcadas, o que torna imprevisível o fim da paralisação. 

Como agir

A Febraban divulgou uma cartilha sobre como os clientes dos bancos devem proceder durante o período em que as agências permanecerão fechadas. Veja abaixo as principais dicas:

Caixas eletrônicos - Os caixas eletrônicos continuarão em funcionamento durante o período de greve. Neles, é possível pagar contas, sacar dinheiro em espécie, fazer transferências, entre outros serviços.

Internet banking - O serviço de monitoramento da conta bancária pela internet também continuará disponível tanto em computadores quanto por aplicativos de celular. Por esse meio, é possível fazer a maioria dos serviços disponíveis nos caixas eletrônicos.

Lotéricas e Correios - Nos chamados correspondentes bancários, que incluem também alguns supermercados, é possível pagar contas, fazer depósitos, sacar dinheiro e benefícios, além de outros serviços como consulta de saldos em conta corrente e poupança.

Benefícios - Aposentados e pensionistas do INSS poderão fazer o saque de benefícios por meio dos caixas eletrônicos com a posse de seu cartão magnético. Caso seja necessário um acompanhante, a Febraban recomenda que seja um parente ou amigo próximo.

Cartão e cheques - O serviço de pagamento de compras e serviços por cartão de crédito ou débito e cheque permanecerá inalterado.

A NOTÍCIA
 Veja também
 
 Comente essa história