O que é o TCU e quem são seus ministros Divulgação/Divulgação

Foto: Divulgação / Divulgação

Instalado em janeiro de 1893, o Tribunal de Contas da União é um órgão que auxilia o Congresso Nacional na fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades de administração direta e indireta.

É composto por nove ministros e tem corpo técnico que trabalha nas inspeções e auditorias. O tribunal fiscaliza o uso de recursos federais em diferentes áreas, como obras, prestação de serviço, contratação e aposentadoria de servidores. O órgão pode aplicar sanções e apontar a correções.

Análise das contas de Dilma é feita de forma política, diz advogado-geral da União

O poder do TCU é limitado. O órgão fiscaliza grandes obras no país e, nos casos de suspeita de sobrepreço, sugere ao Congresso a paralisação. Em geral, recomendações são ignoradas.

O tribunal aprecia todos os anos as contas da Presidência da República, porém sua decisão tem efeito político. O julgamento do TCU recomenda a aprovação ou rejeição das contas. O parecer é encaminhado ao Congresso, a quem cabe a decisão. O TCU nunca rejeitou as contas de presidentes.

TCU mantém julgamento das contas de Dilma para quarta-feira

O TCU é composto por nove ministros. Seus membros são indicados por Câmara, Senado e governo

Aroldo Cedraz (presidente)
Tem 64 anos, é doutor em medicina veterinária e tem curso técnico em contabilidade. Ex-deputado federal (na época, PFL-BA, atual DEM), foi indicado pela Câmara.

Raimundo Carreiro (vice e corregedor)
Ex-secretário-geral do Senado, tem 67 anos, é advogado e foi membro do conselho da Anatel. Próximo ao PMDB, foi indicado pelo Senado.

Augusto Nardes
Ex-deputado estadual e federal (PP-RS). Tem 62 anos, é formado em administração, com mestrado em desenvolvimento na Suíça. Foi indicado pela Câmara.

Adams protocola pedido de suspeição de Nardes como relator das contas de Dilma

Bruno Dantas
Em 2014, tornou-se o ministro mais jovem do TCU, ao tomar posse com 36 anos. Doutor em direito, ex-consultor do Senado e ligado ao PMDB. Indicado pelo Senado.

Benjamin Zymler
Foi auditor e ministro-substituto do TCU. Tem 59 anos, é graduado em engenharia elétrica e direito (mestre em direito). Foi indicado pelo governo.

José Múcio Monteiro
Engenheiro civil, tem 67 anos, foi deputado federal (PTB-PE) e ministro das Relações Institucionais de Lula. Indicado pelo governo.

Ana Arraes
Advogada, tem 68 anos. Ex-deputada federal (PSB-PE), é mãe do ex-governador e candidato à Presidência em 2014 Eduardo Campos, morto em acidente aéreo no ano passado. Foi indicada pela Câmara.

Walton Alencar
Tem 53 anos, é mestre em direito, foi procurador do Ministério Público no TCU. Indicado pelo governo.

Vital do Rego
Ex-deputado e senador (PMBD-PB), é aliado do presidente do Senado, Renan Calheiros. Tem 52 anos, é graduado em direito e medicina. Foi indicado pelo Senado.

ZERO HORA
 Veja também
 
 Comente essa história