Olimpíada do Conhecimento começa nesta semana em Joinville e outras três cidades catarinenses Divulgação/Divulgação

Neste ano, a etapa estadual da Olimpíada realizará competições em 35 ocupações industriais. Este avião será usado nas provas de manutenção de aeronaves

Foto: Divulgação / Divulgação

A partir desta segunda-feira até 30 de outubro, cerca de 140 estudantes do Senai de Santa Catarina, entidade da Fiesc, disputam a etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, na qual os alunos apresentam seus conhecimentos, habilidades e atitudes na execução de tarefas profissionais. A competição será o primeiro passo, que pode levar os competidores ao topo do ranking da educação profissional no mundo. Este ano, a etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento será realizada nas unidades do Senai em Joinville, Blumenau, São Bento do Sul e Jaraguá do Sul.
 
A competição reunirá alunos de 19 cidades catarinenses. Nas provas, os alunos vão realizar atividades típicas de cada profissão. Pode ser, por exemplo, a instalação de um projeto elétrico residencial ou industrial, a confecção de uma peça mecânica ou o desenvolvimento de um software. Eles serão avaliados pela excelência do projeto ou produto final, pela capacidade de planejamento, bom aproveitamento de recursos e materiais e também por aspectos comportamentais, como o respeito às pessoas (demais competidores, avaliadores), ao meio ambiente, à legislação, etc.
 
Confira as últimas notícias de Joinville e região
 
Na edição 2015, a etapa estadual da Olimpíada realizará competições em 35 ocupações (profissões) industriais, com a participação de aproximadamente 130 docentes avaliadores. Os dois primeiros colocados em cada ocupação se habilitam para disputar a vaga catarinense para a fase nacional, que é classificatória para a WorldSkills Competition, que, em 2017, será em Abu Dhabi. Em agosto deste ano, em São Paulo, o Brasil obteve a primeira colocação geral.
 
O Senai espera receber 18 mil visitantes, que, além de ver de perto a realização das provas, poderão conhecer a estrutura da entidade e acompanhar o Inova Senai, unidades móveis do Sesi Ciências, minicursos do IEL/SC, atividades do movimento A Indústria pela Educação e eventos promovidos pelos apoiadores e patrocinadores. Uma das atrações é o Ciência em Show.
 
Mostra Inova Senai apresenta projetos inovadores

Atividade paralela à Olimpíada, a Mostra Inova Senai será realizada em São Bento do Sul, reunindo 15 projetos inovadores, criados por estudantes, professores ou pesquisadores da instituição. Os trabalhos, que integram as categorias de tecnologias educacionais, tecnologia inclusiva, processo e produto, foram selecionados entre 216 projetos inscritos e que mobilizaram mais de 480 profissionais, de 25 unidades do Senai, em seu desenvolvimento.

São projetos como tijolos com encaixes (como peças de montar Lego), creme de leite de arroz, sorvete de azeite de oliva, dispositivo para redução de consumo de água em empresas ou residências e a loja adaptada para o autoatendimento de pessoas cegas ou com baixa visão. Nas demais sedes da Olimpíada, os projetos serão apresentados em vídeo. Os votos dos visitantes contarão na avaliação final dos projetos e na premiação.

A NOTÍCIA
 Veja também
 
 Comente essa história