Produção industrial tem queda anual de 9% em agosto, a maior desde 2003 Larissa Marta/Especial

Foto: Larissa Marta / Especial

A produção industrial registrou queda de 1,2% em agosto ante julho, na série com ajuste sazonal, divulgou nesta sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação ao oitavo mês de 2014, a produção caiu 9%, a maior baixa nessa base de comparação da série histórica do instituto, iniciada em 2003. 

Em 2015, a produção da indústria acumula queda de 6,9% até agosto. Já em 12 meses, o recuo é de 5,7%.

Queda em 14 das 24 atividades em agosto

O recuo de 1,2% na produção industrial em agosto ante julho foi acompanhado por 14 dos 24 ramos investigados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O principal impacto negativo veio de veículos, cuja produção diminuiu 9,4% no período. Em julho ante junho, o setor, após uma sequência de nove quedas, teve crescimento de 1,9% — que não se sustentou no mês seguinte.

Indústria perde terreno no Rio Grande do Sul

Os segmentos de produtos derivados de petróleo e biocombustíveis (-1,6%), produtos de metal (-3,0%), metalurgia (-1,3%), calçados e couro (-3,6%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-2,5%) e outros equipamentos de transporte (-3,4%) também tiveram quedas importantes na atividade na passagem de julho para agosto.

Produção e emprego na indústria gaúcha mantêm tendência de queda

No lado positivo, a maior influência veio dos produtos alimentícios, cuja atividade avançou 2,4% em agosto ante julho (após queda de 5,4% em julho ante junho). A produção de bebidas, por sua vez, avançou 4,3%, após queda de 6,1% na mesma base de comparação. A indústria extrativa teve alta de 0,6% em agosto ante julho, segundo o IBGE.

Entrada de dólares supera saída em US$ 11,103 bi no ano até 25 de setembro

Média móvel trimestral e revisão

O índice de média móvel trimestral da produção industrial registrou queda de 1,2% no trimestre encerrado em agosto em relação aos três meses até julho, diz o IBGE.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística revisou o desempenho da produção industrial em julho ante julho de 2014. A queda na atividade foi de 9,0% no período, mais do que o recuo de 8,9% apurado anteriormente.

Leia as últimas notícias

AGÊNCIA ESTADO
 Veja também
 
 Comente essa história