Quase 100% das agências de Itajaí aderem à greve dos bancários Marcos Porto/Agencia RBS

Agência do banco Itaú, no Centro de Itajaí

Foto: Marcos Porto / Agencia RBS

Quase 100% bancários de Itajaí aderiram à greve da categoria nesta terça-feira. O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários da cidade (Seebi) informou que apenas três agências permanecem abertas: Banco do Brasil, Santander e Banrisul. Em Balneário Camboriú, Camboriú e Itapema, quase 50% dos bancos paralisaram as atividades.

O diretor do sindicato dos bancários de Balneário e região, Adriano Albino, afirma que a expectativa é que esse número seja ampliado a partir de quarta-feira. Aderiram à greve nas três cidades as agências da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Banrisul, Santander e HSBC. Em Balneário, o Bradesco também paralisou.

– As principais reivindicações da categoria são 16% de aumento salarial, fim do assédio moral e metas abusivas, melhores condições de trabalho e contratação de novos funcionários – explica Albino.

A proposta dos bancos – de conceder aumento de 5,5% mais abono único de R$ 2,5 mil — foi rejeitada pelos trabalhadores. A greve não tem previsão de encerramento.

Como agir:

A Febraban divulgou uma cartilha sobre como os clientes dos bancos devem proceder durante o período em que as agências permanecerão fechadas. Veja abaixo as principais dicas:

Caixas eletrônicos - Os caixas eletrônicos continuarão em funcionamento durante o período de greve. Neles, é possível pagar contas, sacar dinheiro em espécie, fazer transferências, entre outros serviços.

Internet banking - O serviço de monitoramento da conta bancária pela internet também continuará disponível tanto em computadores quanto por aplicativos de celular. Por esse meio, é possível fazer a maioria dos serviços disponíveis nos caixas eletrônicos.

Lotéricas e Correios - Nos chamados correspondentes bancários, que incluem também alguns supermercados, é possível pagar contas, fazer depósitos, sacar dinheiro e benefícios, além de outros serviços como consulta de saldos em conta corrente e poupança.

Benefícios - Aposentados e pensionistas do INSS poderão fazer o saque de benefícios por meio dos caixas eletrônicos com a posse de seu cartão magnético. Caso seja necessário um acompanhante, a Febraban recomenda que seja um parente ou amigo próximo.

Cartão e cheques - O serviço de pagamento de compras e serviços por cartão de crédito ou débito e cheque permanecerá inalterado.

O SOL DIÁRIO
 Veja também
 
 Comente essa história