Repórter especial do Diário Catarinense participa de Semana Estado de Jornalismo Estado de S. Paulo/Divulgação

A repórter especial Ângela Bastos falou na sede do Estadão na tarde desta quinta-feira

Foto: Estado de S. Paulo / Divulgação

A jornalista do Diário Catarinense Ângela Bastos participou na tarde desta quinta-feira da Semana Estado de Jornalismo, em São Paulo. Ela compartilhou com uma plateia lotada, com mais de 250 universitários, a experiência de reportagem multimídia As Quatro Estações de Iracema e Dirceu no bloco que discutiu os desafios dos produtos elaborados para múltiplas plataformas. O evento foi organizado pelo Curso Estado de Jornalismo.

Veja a reportagem As Quatro Estações de Iracema e Dirceu

Além de Ângela, a jornalista Beatriz Jucá, do Diário do Nordeste, de Fortaleza, também compartilhou a sua experiência com os alunos no mesmo bloco. Ela apresentou o trabalho O Quinze, que faz um retrato do sertão cearense cem anos depois de uma grande seca que assolou a região.  

A programação da Semana Estado de Jornalismo se iniciou na quarta-feira e se estende até sexta-feira. Os debates estão sendo transmitidos no Twitter @FocaEstadao.

A reportagem As Quatro Estações de Iracema e Dirceu recebeu na terça-feira o 37º Prêmio Vladimir Herzog na categoria Internet. Ângela participou da cerimônia de homenagens em uma noite de celebração em São Paulo. Além dos vencedores nas cinco categorias, a organização também homenageou os profissionais Mino Carta, Mauro Santayana, Daniel Herz (in memoriam) e Eduardo Galeano (in memoriam).

As Quatro Estações de Iracema e Dirceu é uma história inspiradora sobre um casal de agricultores que vive com os 14 filhos em Timbó Grande, no Planalto Norte de Santa Catarina. Ao longo de dois anos e sete meses, a reportagem acompanhou a luta da família, que precisava se sustentar com uma renda mensal de R$ 54 por pessoa, valor que os colocava na condição de extrema pobreza.

Foram percorridos 33 mil quilômetros para a produção do material, num roteiro que incluiu 12 cidades, desde o interior de Santa Catarina até a Alemanha, de onde veio o primeiro Canofre no século 19 em busca de melhores condições de vida. Além da repórter Ângela Bastos, a produção digital contou com fotografia de Charles Guerra, edição de Julia Pitthan, design e desenvolvimento de Fábio Nienow, edição de vídeos de Lucas Amarildo e direção de vídeos de Léo Cardoso.

Confira a lista completa de vencedores do 37º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos

Categoria: Arte
PRÊMIO
Maioridade Penal
Greg | Gregório de Holanda Vieira | Jornal Diário de Pernambuco – PE

MENÇÃO HONROSA
Redução de maioridade penal
Jarbas | Jarbas Domingos de Lira Junior | Jornal Diário de Pernambuco – PE

Categoria: Fotografia 
PRÊMIO
Haitiano toma banho em mictório
Ronny Santos | Jornal Agora São Paulo – SP

MENÇÃO HONROSA
Batalha olímpica
Pedro Kirilos | Jornal O Globo – Rio de Janeiro

Categoria: Internet  
PRÊMIO
As Quatro Estações de Iracema e Dirceu
Ângela Bastos e equipe
Diário Catarinense – Santa Catarina
Equipe: Ângela Bastos (reportagem), Júlia Pitthan (edição), Fábio Nienow (design), Charles Guerra (fotos e vídeos), Leo Cardoso, Betina Humeres e Lucas Amarildo (edição de vídeos).

PRÊMIO
Rota 66, a Confissão
Marcelo Godoy e equipe
Estadão.com.br – São Paulo
Equipe: Marcelo Godoy (reportagem, roteiro e edição de texto), Bruno Paes Manso (reportagem), Ana Sacoman (edição final e edição de texto), Cecilia Cussioli (roteiro, edição e finalização de vídeo), Filipe Araújo, Alex Silva, Daniel Teixeira, Evelson Freitas e Wellington Oliveira (captura de imagens), Tiago Henrique, Carlos Marin, Renan Kikuche e Vinícius Sueiro (webdesign), Edmundo Leite, Francisco Carlos Fanca e Tiago de Souza Ferreira (pesquisa de imagens).

OBS. Não foi concedida Menção Honrosa na categoria Internet

Categoria: Rádio 
PRÊMIO
Mães da Fé
Caetano Cury | Rádio Bandeirantes – São Paulo

MENÇÃO HONROSA
A Doce Ação
Robson Machado | Rádio Tupi – Rio de Janeiro

Categoria: Revista
PRÊMIO
Os filhos do Bolsa Família
Cristiane Barbieri | Época Negócios – São Paulo

MENÇÃO HONROSA
Precisamos Falar sobre Romeo…
Rodrigo Ratier e equipe | Revista Nova Escola – São Paulo
Equipe: Wellington Rafael Soares Silva (repórter), Alice Vasconcellos (designer), Raoni Maddalena, Lucas Landau e Alexandre Bastos (fotógrafos colaboradores).

Categoria: Jornal 
PRÊMIO
Favela Amazônia
Leonencio Nossa e Dida Sampaio | O Estado de S. Paulo – Distrito Federal

MENÇÃO HONROSA
Racismo, um crime silenciado
Marcella Fernandes e Julia Nunes Chaib | Correio Braziliense – Distrito Federal

Categoria: TV Documentário 
PRÊMIO
Em Busca da Verdade
Lorena Maria e equipe| TV Senado – Distrito Federal
Equipe: Lorena Maria (direção, roteiro e produção), Deraldo Goulart (direção, pesquisa e produção), Davi Lima, Luciano Barreto e Cláudio Lisboa (editores), Guilherme Oliveira (edição e finalização), Rogério Alves, Marco Feijó e Carlos Moura (repórteres cinematográficos),), Leonardo Chaib e Izabela Caetano (videografistas), Joélio Rodrigues e Everaldo Santos (auxiliares de UPE), José Flores (trilha), Ana Carolina Resende, Júlia Rangel, Jéssica Alencar (estagiárias).

MENÇÃO HONROSA
A Revolta da Chibata
Vera Cardozo | TVE – Rio Grande do Sul
Equipe: Vera Cardozo (produtora executiva), Fernanda Carvalho (repórter), Vagner Karan, Thiago Krening e Ricardo Chaves (arte), Ademar Izaguirrez, Ronaldo Parra e Clóvis Santacatarina (imagens), Robson Wandermuren, Matheus Otanari e Claudio Trindade (assistentes de câmera), Messias Gonzales Freitas (locução), Luiz de Oliveira (iluminador), Lúcio Born (edição e finalização),André Suzano (operador de áudio), Thiago Gabbi (estagiário).

Categoria: TV Reportagem
PRÊMIO
Estrada da Fome
Daniel Motta e equipe | TV Record – São Paulo
Equipe: Daniel Motta (produtor), Lucas Mello e Ingrid Sachs (repórteres cinematográficos), Heleine Heringer (repórter), Catia Mazin (editora de texto), Renato Bataglia (arte), Rodrigo Alves, Roni Barbosa, Miguel Wesley, Marcos Orlando e Leandro Pasqualin (pós-produção), Natália Florentino (editora de pós-produção), Rafael Ramos, Humberto Pinto e Julio Cesar (sonorização).

MENÇÃO HONROSA
Questão racial – da ditadura à democracia
Débora Brito e equipe | TV Brasil – Distrito Federal
Equipe: Débora Brito (reportagem), Sigmar Gonçalves e André Rodrigo Pacheco (repórteres cinematográficos), Márcio Roberto Stuckert Seixas e Eustáquio [sobrenome] (edição de imagens e finalização), Júlia Costa (arte), Edivan Viana do Nascimento e Alexandre Santos Souza (auxiliares técnicos), Beatriz Abreu (produção) e Ana Maria Simões Passos (edição de texto).

DIÁRIO CATARINENSE
 Veja também
 
 Comente essa história