Um novo boletim da Defesa Civil, divulgado no começo da tarde deste domingo, aponta que o nível do rio Itajaí-Açu segue baixando no Alto Vale. Apesar da boa notícia, quatro cidades, entre elas Rio do Sul, seguem estado de emergência. Na medição das 12h deste domingo, o nível do rio no município estava em 9,35 metros. Na última sexta-feira, após a chuva intensa, os moradores enfrentaram uma enchente com pico de 10,71 metros.

:: Cidades do Alto Vale do Itajaí recebem donativos da Defesa Civil neste fim de semana

No Planalto Norte, segundo a Defesa Civil, a situação é um pouco diferente. Isso porque o rio Negro, em Mafra, e o rio Canoas, em Otacílio Costa, na região serrana, seguem subindo e alcançaram 7,47 metros e 9,21 metros respectivamente na medição das 9h deste domingo. Mafra está em estado de alerta. Já Otacílio Costa permanece em estado de emergência.

:: Dilma garante a Colombo agilidade na liberação de recursos para cidades catarinenses
:: Em seu perfil no Twitter, Dilma lamenta não ter ido a Rio do Sul e se solidariza com famílias atingidas pela enchente

Situação das barragens

Ainda segundo a Defesa Civil, as barragens em Ituporanga e Taió pararam de verter neste domingo. Na medição deste domingo, a barragem de Ituporanga marcava 30,80 metros _ cinco comportas abertas _ e o nível em Taió estava em 20,50 metros _ sete comportadas abertas. As estruturas começaram a verter água na última quinta-feira.

Em nota, o coordenador da Defesa Civil de Taió, Márcio Farias, informou que, por conta do montante da barragem estar alto, os alertas de inundação da cota de emergência (10,50 metros) e da cota de alerta (11 metros) estão mantidos até o próximo sábado, dia 31. Farias ainda orientou que os moradores que precisaram deixar suas casas aguardem para voltar. A orientação é que a população permaneça onde está alojada.

:: "Ainda tem muita terra para cair na Nova Rússia", diz secretário de Defesa do Cidadão Marcelo Schrubbe
:: "Sabíamos que as barragens iam verter, são feitas para isso", diz secretário de Estado da Defesa Civil

Previsão do tempo aponta volumes menores de chuva para esta semana

A chuva intensa dos últimos dias, que provou estragos e inundações em grande parte de Santa Catarina, deve vir mais fraca nesta semana. De acordo com a Epagri/ Ciram, o acumulado de chuva previsto para este período no Oeste e Meio Oeste poderá chegar a 40 milímetros por dia. Já no resto do Estado, o volume previsto deve ficar entre 10 a 30 milímetros.

Apesar de a previsão apontar volumes menores de chuva para esta semana, o órgão pede atenção para esta segunda-feira, dia 26. Por conta da forte nebulosidade, há risco de temporais com ventos fortes e até granizo em todas as regiões de SC. O tempo deve mudar na sexta-feira, quando um sistema de baixa pressão, volta a trazer chuva forte para a região.
JORNAL DE SANTA CATARINA
 Veja também
 
 Comente essa história