Técnicos federais vão ajudar prefeitos a redigir decretos de emergência Fernando Gomes/Agência RBS

Dilma Rousseff anunciou medida após reunião com o governador e prefeitos na Base Aérea de Canoas

Foto: Fernando Gomes / Agência RBS

Uma equipe do governo federal estará no Rio Grande do Sul, a partir de segunda-feira, para auxiliar prefeitos no preenchimento de documentos que permitem a homologação dos decretos de situação de emergência pelo Ministério da Integração Nacional. O anúncio foi feito no início da tarde deste sábado pela presidente Dilma Rousseff na Base Aérea de Canoas, na Região Metropolitana.

No local, Dilma se reuniu com o governador José Ivo Sartori, o prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, prefeitos de outras cidades também afetadas pela enchente e ministros. Depois do encontro e de uma breve coletiva de imprensa (que durou 11 minutos), a presidente seguiu em um helicóptero para sobrevoar regiões alagadas. A previsão é que ela passe por Porto Alegre, Canoas e Eldorado do Sul.

Apesar da trégua, chuva deve voltar ao Estado no domingo
Como prevenir danos causados pelo granizo em carros e casas

Dilma destacou a mobilização dos gaúchos em auxiliar a população que sofreu prejuízos em função dos temporais:

— A população do Rio Grande do Sul mostrou uma enorme capacidade de solidariedade. O Rio Grande do Sul sempre teve isso. Lembro de uma enchente em 1982 que as pessoas faziam filas para entregar colchões, roupas e donativos. Quero cumprimentar a população gaúcha pelo gesto solidário.

O governo federal já reconheceu a situação de emergência para 66 cidades do Estado. Houve flexibilização nos decretos de municípios como Porto Alegre, que não havia atingido o percentual mínimo de danos exigido por lei. Com a homologação, moradores afetados pela enchente poderão sacar o FGTS e ter acesso a benefícios de programas sociais, como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida.

A presidente deve almoçar na casa do ex-marido, Carlos Araújo, na zona sul da Capital. Na sequência, a presidente segue para Florianópolis (SC). Ao lado do governador catarinense, Raimundo Colombo, ela também irá sobrevoar áreas alagadas e, depois, terá reunião com autoridades.

Dilma retorna para Brasília no final da tarde. A viagem da presidente ao Rio Grande do Sul e a Santa Catarina estava prevista desde quinta-feira, mas o Palácio do Planalto só confirmou oficialmente o deslocamento no final da noite de sexta.

#EuAjudo

Saiba onde entregar doações às vítimas do mau tempo na Capital:

Defesa Civil Estadual
Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 1501
Itens: alimentos, água, materiais de higiene e limpeza e colchões.
Informações: 199

Defesa Civil Municipal
Endereço: as doações são recolhidas no Ginásio Tesourinha, s/n
Itens: alimentos, materiais de higiene e limpeza
Informações: (51) 3268.9026

* Zero Hora

Itens: alimentos, materiais de higiene e limpeza
Informações: (51) 3268.9026

* Zero Hora

ZERO HORA
 Veja também
 
 Comente essa história