Trânsito lento faz alguns alunos perderem prova do Enem em Florianópolis Leo Cardoso/Agência RBS

Foto: Leo Cardoso / Agência RBS

Nem todos os candidatos ao Enem 2015 fizeram o dever de casa e conseguiram chegar cedo ao local de prova. O trânsito lento em algumas vias importantes de Florianópolis dificultou ainda mais essa tarefa. A principal fila se formou na SC-401 devido a uma obra da Casan. Por isso, muitos alunos que fariam a prova na UFSC não conseguiram chegar a tempo. O Ministério da Educação (MEC) deve divulgar o número de abstenções no primeiro dia de exame no final do dia.

Enem 2015 tem 160 mil candidatos em Santa Catarina

Pelo segundo ano consecutivo, a estudante Giulia Pompeo, 19 anos, candidata ao curso de arquitetura e urbanismo da UFSC, não consegue fazer a prova do Enem por atraso.

_ Chegue com pouco tempo e não sabia onde era meu local de prova. Fico triste porque agora só me resta fazer a prova do vestibular da UFSC, que tem menos vagas - disse a estudante após o fechamento dos portões, às 13h.

Ela não foi a única a ficar do lado de fora. Com o trânsito lento em vias importantes de acesso, muitos alunos não conseguiram fazer a prova neste sábado. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária Estadual (PMRv), uma obra da Casan provocou lentidão na SC-401. Além disso, a PM registrou pequenos acidentes na avenida Gustavo Richard, no acesos à ponte Colombo Salles.

A assessoria de imprensa do MEC informou que o ministro Aloizio Mercadante deve conceder uma entrevista coletiva às 18h30, em Brasília, para comentar o primeiro dia de provas. No evento, ele vai informar o número de abstenções. 

 
Portões de locais de prova na UFSC fecharam às 13h (Foto: Betina Humeres/RBS)

O Enem 2015

Cerca de 8,4 milhões de estudantes de todo o país se preparam para encarar as provas do Enem 2015, aplicadas neste sábado e domingo. Em Santa Catarina, são 160,7 mil inscritos buscando vaga no ensino superior, financiamento em instituições privadas, intercâmbio pelo Ciências Sem Fronteiras ou validação do Ensino Médio.

Chuva faz MEC adiar Enem para 4,5 mil candidatos em Rio do Sul e Taió
Saiba como consultar o local onde você fará a prova
T24Horas irá acompanhar movimento no dia do Enem

No sábado, os estudantes irão fazer as provas de Ciências Humanas e da Natureza, com quatro horas de duração. No domingo, é a vez de Linguagens e Matemática, além da redação. Neste segundo dia, os candidatos terão cinco horas para deixar a sala.

Neste ano, os portões fecham mais cedo, às 13h (horário de Brasília) nos dois dias, mas as provas só serão entregues às 13h30min. Durante estes 30 minutos, fiscais poderão usar detectores de metal e os candidatos serão orientados a guardarem os celulares e demais equipamentos eletrônicos.

Outra mudança: neste ano, o Inep não enviou o cartão de confirmação da inscrição pelos correios. O documento mostra em qual escola o candidato deve fazer o exame, mas não é obrigatório levá-lo no dia. Quem for participar da prova deve entrar no site do Inep e conferir o cartão para checar se o local apontado pelo Inep está correto.

VÍDEOS: Professores de SC dão últimas dicas para quem vai fazer o Enem 2015

 

DIÁRIO CATARINENSE
 DC Recomenda
 
 Comente essa história