Chuva intensa durante madrugada causa estragos em municípios de Santa Catarina Felipe Carneiro/Agencia RBS

Rua Dr. Maruri, em Concórdia

Foto: Felipe Carneiro / Agencia RBS

A chuva intensa na madrugada desta quinta-feira registrou alagamentos em várias regiões do Estado. Em Florianópolis moradores acordaram com ruas alagadas. Segundo a Defesa Civil houve um desmoronamento de parte da rua Cônego Walmor Castro, na Lagoinha, no Norte da Ilha, onde os bairros mais atingidos foram Ingleses, Rio Vermelho e Cachoeira do Bom Jesus.

 

Nos Ingleses, na servidão Pedro Laureano dos Santos e na Rua das Gérberas, do Rio Vermelho os alagamentos atingiram as casas. Corpo de Bombeiros e Defesa Civil foram acionados para atender as ocorrências. No sul da Ilha, no bairro Costeira um muro caiu. Ninguém ficou ferido.

Concórdia

Na cidade de Concórdia, no Meio-Oeste do Estado, uma barragem de contenção, localizada no Parque de Exposições, teria transbordado durante a madrugada e a água inundou várias ruas, principalmente no Centro. O coordenador da Defesa Civil na cidade, Moacir Valcarenghi, diz que a barragem chegou a 70% de sua capacidade e não transbordou, mas precisou ser aberta às 3h desta quinta-feira.

Chuva alagou avenida em Camboriú:



Segundo o Corpo de Bombeiros Voluntário da região, durante a madrugada foram várias ocorrências em casas e estabelecimentos atingidos pelos alagamentos.

As ruas Domingos Machado de Lima, Doutor Maruri, Marechal Deodoro e Getúlio Vargas foram as mais atingidas. Nesta manhã de quinta-feira a chuva já havia parado e moradores trabalhavam na retirada do lodo das casas. No decorrer do dia a Defesa Civil deve contabilizar os estragos.

Alagamentos prejudicam trânsito em Itajaí

Uma ponte que liga o município a Presidente Castelo Branco foi levada pela água, na Linha Divisa. Esta é a segunda vez que a estrutura desabou com a chuva em dois anos. No Contorno Viário de Concórdia também houve um deslizamento que bloqueou parcialmente uma das pista da rodovia.

Uma reunião na tarde desta quinta-feira haverá uma reunião com os prefeitos das duas cidades para decidir o que deve ser feito.

Leia mais: Estragos na Grande Florianópolis

Água invade condomínio de casas nos Ingleses, em Florianópolis:



Vale do Itajaí

A Defesa Civil afirma que também ocorreram em cidades do Alto Vale do Itajaí. Lontras vias ficaram trancadas e já foram liberadas. Em Ibirama ocorreram deslizamentos e uma área de alagamento. Em Dona Emma, o rio que corta a cidade começou a sair da calha com um pequeno ponto de alagamento na área rural. Em Botuverá e Guabiruba ocorreram deslizamentos.

Alerta para deslizamentos

A Defesa Civil emitiu às 9h20min um alerta para risco de deslizamentos em Santo Amaro da Imperatriz, Garopaba, Palhoça, Botuverá, Nova Trento, Antonio Carlos, São José, Blu,enau, Brusque e Tubarão.

Chuva continua

De acordo com o monitoramento da Epagri/Ciram, deve persistir a condição de pancadas de chuva com descarga elétrica entre o Meio Oeste ao Litoral catarinense nas próximas horas. Chuva mais intensa desde Porto União, Lebón Regis, Taió, Vidal Ramos e Florianópolis com deslocamento para o Norte do Estado.

Chuva mais intensa desde Porto União, Lebón Regis, Taió, Vidal Ramos e Florianópolis com deslocamento para o Norte do Estado.

O meteorologista da RBS, Leandro Puchalski, explica que a chuva no Estado ocorre devido a formação de um ciclone na altura do Sul do Brasil.

Segundo Puchalski o sistema avança para o mar e deixa a quinta-feira com nuvens e pancadas de chuva, porém com algumas aberturas de sol no período da tarde, entre o Litoral ao Centro do Estado.

—Chance de novos volumes elevados existe, mas podemos dizer que boa parte da chuva provocada por esse sistema já passou, sobretudo do Oeste onde já ocorre isolada e com fraca intensidade—concluiu o meteorologista.

As temperaturas devem ficar entre 25ºC e 27ºC na maioria das cidades e entre 22ºC e 25ºC do Centro para o Oeste. No final do dia, vento constante no Litoral Sul.

Sexta-feira

Amanhã a o ciclone formado estará no mar fazendo a umidade avançar do oceano. Com isso, Oeste, Serra e Sul terão um dia nublado, algumas aberturas de sol e chuva a qualquer hora do dia.

Na Grande Florianópolis, Norte, Vale do Itajaí e Planalto Norte a previsão é de sol com tempo seco mais de manhã e chuva passageira no decorrer do dia. As temperaturas não devem passar de 23ºC entre Meio Oeste e Serra. Vento Sudoeste/Sul com rajadas entre tarde/noite.

Picos de ondas

A previsão do tempo alerta para a formação do ciclone que traz ondas altas nesta quinta-feira com picos de 1,5 a 2 metros, sendo que no Sul do Estado um pouco mais elevados. Não se aconselha navegação entre hoje e amanhã porque a sexta ainda terá ondas grandes e com vento moderado a forte sobre o mar.

Confira as informações do trânsito em SC:

 

Confira os volumes de chuva em algumas regiões:

Concórdia ( 88 mm),

Florianópolis (85 mm),

Joaçaba ( 75 mm),

Curitibanos (73 mm),

Bocaina do Sul (73 mm),

Campos Novos (65 mm) e

Abdon Batista ( 62 mm)

DIÁRIO CATARINENSE
 DC Recomenda
 
 Comente essa história