Deputado desde 1979, ligado a Aécio e governista: quem é o relator da denúncia contra Temer  Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Foto: Renato Araújo / Câmara dos Deputados

O deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG) foi escolhido, nesta quinta-feira (28), relator da denúncia contra o presidente Michel Temer e os ministros Moreira Franco, da Secretaria-Geral da Presidência, e Eliseu Padilha, Casa Civil, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. O anúncio foi feito pelo presidente da comissão, Rodrigo Pacheco (PMDB-MG). 

Caberá ao tucano formular parecer recomendando à CCJ a aprovação ou a rejeição da denúncia contra Temer e os ministros. O relatório será submetido ao colegiado e, em seguida, ao plenário da Casa.

Bonifácio de Andrada está no 10º mandato consecutivo como deputado federal. O parlamentar tem 87 anos e é ligado ao grupo do senador Aécio Neves – que teve o afastamento do cargo determinado pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).

Em agosto, quando a primeira denúncia contra Temer chegou ao plenário da Câmara, Bonifácio de Andrada votou pelo arquivamento da investigação. À época, afirmou que o áudio gravado pelo empresário Joesley Batista — que embasava a acusação — não tinha validade.

– Senhor presidente (da Câmara, Rodrigo Maia), voto “sim” (pelo arquivamento). A favor das instituições e do progresso do Brasil – disse na ocasião.

O deputado integra o grupo que defende a permanência do PSDB na base de apoio de Temer, chamado de “cabeças brancas”. Além de Aécio, é próximo dos ministros tucanos Antônio Imbassahy (Secretaria de Governo) e Aloysio Nunes (Relações Exteriores), que integram o primeiro escalão do governo.

Andrada é advogado, cientista político e professor universitário. Entrou para a Câmara em 1979, quando integrava a Aliança Renovadora Nacional (Arena), e foi deputado constituinte em 1988. Antes disso, ainda pela União Democrática Nacional (UDN), foi vereador em Barbacena — sua cidade natal — e deputado estadual na Assembleia mineira, onde ficou por cinco legislaturas.

O parlamentar é descendente do estadista José Bonifácio de Andrada e Silva, considerado o patrono da Independência do Brasil.

 Veja também
 
 Comente essa história