Deinfra adia segunda transferência de cargas da ponte Hercílio Luz Diorgenes Pandini/Diário Catarinense

Reunião na manhã desta sexta-feira decidiu pelo adiamento da operação em função da previsão de mau tempo

Foto: Diorgenes Pandini / Diário Catarinense

O presidente do Deinfra, Wanderley Agostini, resolveu adiar a segunda etapa da transferência de carga da ponte Hercílio Luz, em reunião na manhã desta sexta-feira com a equipe equipe técnica responsável pela reforma do cartão postal. A decisão ocorreu em função de um alerta de mau tempo dado pela Epagri-Ciram para a noite desta sexta-feira e madrugada de sábado,  justamente quando estava programada a elevação dos primeiros 10 centímetros — de um total de 40 centímetros — do vão central.

Segundo o plano de contingência apresentado pela manhã, a operação pode ser realizada com ventos de até 40 km/h, porém a previsão indica a possibilidade de temporais isolados, com rajadas que podem variar de 50 a 80 km/h. Uma nova reunião está marcada para a manhã de segunda-feira. Caso as condições estejam favoráveis, o trabalho terá início às 22h do mesmo dia. 

— Temos que fazer essa operação com a certeza absoluta de que ela será de forma segura. Prevaleceu o bom senso — diz Agostini.

Ainda segundo o presidente do Deinfra, tanto a empresa responsável pela obra quanto a fiscalizadora garantiram que esse adiamento não acarretará em um atraso no prazo para a entrega da ponte, marcado para o dia 23 de dezembro de 2018:

— Outros processos podem ser acelerados.

Em fevereiro deste ano, quando o vão central foi elevado em 13 centímetros, choveu durante parte dos serviços. Por conta do vento forte, o trabalho teve de ser adiado por uma hora. Mas, depois que a chuva diminuiu, os operários deram continuidade à ação.

Leia mais

"Apoio o que for melhor", diz Colombo sobre o uso da Ponte Hercílio Luz

Por dentro da restauração da Ponte Hercílio Luz

Transporte coletivo terá prioridade na Ponte Hercílio Luz, indicam estudos

Entenda a segunda etapa da transferência de cargas da ponte 

Segunda etapa de transferência de cargas da Ponte Hercílio Luz começa em 6 de outubro

Governo fará mais um aditivo de prazo para a reforma da Ponte

Técnicos apresentam próximos passos da reforma da Ponte 

 Veja também
 
 Comente essa história