Crianças foram para o hospital por consumir pirulito com energético? Reprodução / Whatsapp/Whatsapp

Foto: Reprodução / Whatsapp / Whatsapp

A foto acima tem circulado no WhatsApp alertando que três crianças que teriam consumido este pirulito teriam sido encaminhadas para atendimento de emergência com intoxicação, falta de ar, vômitos, queda de pressão, aumento da frequência cardíaca, tosse incessante e até sangramento nasal e alteração neurológica. A mensagem diz ainda que o doce teria energético em sua composição. 

Não fecha, prova real, fact-checking
Foto: Artes DC / Artes DC

Nós entramos em contato com a Vigilância Sanitária do Estado, que explicou que esse tipo de produto não faz parte do Programa de Monitoramento de Alimentos e, portanto, não é fiscalizado. Segundo a Vigilância, doces não precisam ter registro na Anvisa, mas a fabricante é obrigada a ter as devidas licenças e seguir normas de rotulagem. 

Também procuramos a fabricante do pirulito Blong Energy que explicou que o doce não tem nenhum tipo de energético ou estimulante ou alcoólico. No rótulo, a palavra “Energy” é usada, segundo a empresa, porque o sabor da combinação de aromas artificiais de framboesa com abacaxi remete ao gosto de energético. Abaixo, disponibilizamos os ingredientes, a tabela nutricional do produto e o comunicado oficial da empresa. 

tabela, pirulito, peccin
Foto: Reprodução / Reprodução
nota, peccin, pirulito
Foto: Reprodução / Reprodução

Nos Hospitais Infantis públicos de SC não houve registro de atendimento de criança por este motivo, segundo a assessoria da Secretaria de Saúde do Estado.

Portanto, essa informação que circula nas redes sociais preocupando principalmente os pais, é falsa e NÃO FECHA.

O Prova Real é a iniciativa de fact-checking e debunking da NSC Comunicação. Você também pode sugerir temas pelo e-mail provareal@somosnsc.com.br ou pelo WhatsApp (48) 99188-2253. Clique aqui e confira mais checagens na nossa página. 

 

Confira outras checagens:

Radar na Avenida Beira-Mar Norte: é verdade?

 Pequena pistola de brinquedo está sendo usada em assaltos. É verdade? 

 Veja também
 
 Comente essa história