O Prova Real é a iniciativa de fact-checking e debunking da NSC Comunicação. Emprega metodologia certificada para comparar os ditos com os fatos e classificar quanto ao nível de veracidade. Essa classificação é feita por etiquetas, que são consequência do processo de apuração. A checagem quer promover a informação correta, e não criar rótulos ou manchar reputações.

O Prova Real checa o grau de veracidade de declarações públicas ou publicadas, notícias falsas e imagens. Também checa o cumprimento de leis e contratos. 

Nossas checagens não pendem para nenhum lado e interesses de anunciantes não estão em jogo. 

A escolha do conteúdo a ser checado segue os critérios de factualidade, relevância do assunto, representatividade de quem fala e repercussão do que foi dito. 

Quanto às declarações, checamos declarações públicas e publicadas em canais oficiais, pelos veículos da NSC, em redes sociais e aplicativos de conversa.

Consideramos passível de checagem conteúdos de números, referências históricas, leis, comparações. Não checamos opiniões, previsões e conceitos amplos. 

Consultamos a fonte original (quem disse), fontes oficiais (dados públicos, Lei de Acesso à Informação, assessoria de imprensa) e fontes alternativas; podemos consultar especialistas para colocar a declaração em contexto.

O público encontra essas fontes declaradas na checagem, permitindo a checagem do nosso trabalho. Os cruzamentos de dados, cálculos e fórmulas feitos para se chegar a uma conclusão são disponibilizados na íntegra em formato aberto para download. 

O resultado de cada checagem é discutido por pelo menos dois checadores. Antes da publicação, a fonte original (quem disse) é informada sobre o resultado e o contraponto é incluído na divulgação.

Se houver erro, a informação será corrigida no mesmo jornal onde a checagem foi divulgada, o que não impede que a correção seja feita na próxima edição de outro jornal, se vier primeiro.

O Prova Real mantém canal de comunicação aberto com o público e as fontes, para receber sugestões de checagens e retornos sobre o nosso trabalho. 

O Prova Real quer: tornar público o que alguém quer ocultar, empregar tecnologia em favor do jornalismo, pressionar pela qualidade dos dados públicos disponíveis, qualificar o debate público, esclarecer o que é verdadeiro nas versões que chegam ao público, e ampliar a cultura da checagem, da profundidade e da precisão nas redações.  

Foto:

O Prova Real é a iniciativa de fact-checking e debunking da NSC Comunicação. Você também pode sugerir temas pelo e-mail provareal@somosnsc.com.br ou pelo WhatsApp (48) 99188-2253. Clique aqui e confira mais checagens na nossa página. 

 Veja também
 
 Comente essa história