A partir deste fim de semana, os veículos da NSC Comunicação estreiam o Prova Real, iniciativa de fact-checking e debunking com foco em fortalecer a disseminação de informações verdadeiras. Com quadros na NSC TV – a primeira televisão do país a produzir checagem –, inserções na Rádio CBN Diário e na Superedição de Fim de Semana do Diário Catarinense, Jornal de Santa Catarina e A Notícia.

As checagens focarão declarações que foram ao ar ou publicadas pelos veículos. As afirmações serão verificadas pela reportagem e serão validadas de acordo com informações encontradas em base de dados públicos, documentos oficiais e consulta a especialistas.

Ao final, elas receberão uma classificação de acordo com o nível de veracidade, da escala com quatro etiquetas: Exato, Não é Bem Assim, É Chute e Não Fecha. O manual que detalha o procedimento adotado e os links para as fontes utilizadas em cada checagem estarão disponíveis na íntegra no portal NSC Total, seguindo critérios da IFCN.

— O Prova Real será bom para todos. Para nós, de todas as plataformas da NSC Comunicação, vai fortalecer nossa incansável e inegociável busca pela verdade. Para as autoridades, empresários e todos os entrevistados, sejam quem for e de que área for, porque terão que ser precisos e muito mais criteriosos ao passar suas informações. E para nosso público consumidor, que receberá jornalismo cada vez melhor. Por tudo isso o Prova Real é essencial — afirma o diretor-geral de Jornalismo da NSC Comunicação, César Seabra.

Amanhã, um evento com formadores de opinião vai oficializar a largada e apresentar a metodologia. Além de declarações, imagens, fake news e mitos populares também serão checados.

— Com a formação de uma equipe focada em checagem, o veículo dá valor, mostra ao público que ele valoriza a busca pela checagem, é indispensável ter jornalistas bem treinados, capacitados, para checar o conteúdo com velocidade — finaliza Cristina Tardáguila, que em janeiro ministrou treinamento a jornalistas da NSC.

 Conheça e entenda a importância do fact-checking 

 "Nosso fluxo de informações atualmente está poluído", diz fundadora da  First Draft News  


 Veja também
 
 Comente essa história