Você já recebeu uma mensagem em seu smartphone sobre uma pequena arma, que parece de brinquedo,  sendo usada em assaltos? 

Prova Real, NSC Comunicação, fact-checking, arma, micropistola
Foto: Reprodução / Reprodução
Não fecha, prova real, fact-checking
Foto: Artes DC / Artes DC

De fato, essa arma é de verdade. Trata-se de uma Taurus Spectrum .380, fabricada pela Taurus e lançada em uma feira de produtos bélicos em Las Vegas, nos Estados Unidos, em 2017. Trata-se de uma micropistola colorida com capacidade para sete balas e que pesa apenas 280 gramas.

Mas a Taurus no Brasil não fabrica esta micropistola. O produto é fabricado apenas pela Taurus USA, em Miami, e ela dificilmente teria como chegar no Brasil por importação. O Decreto 3.665/2000, que regula a Fiscalização de Produtos Controlados, no artigo 190 prevê que o produto controlado que estiver sendo fabricado no país por indústria considerada de valor estratégico pelo Exército terá sua importação negada ou restringida.

A Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP/SC) também afirma  não ter apreendido nenhuma Taurus Spectrum .380 até a publicação desta checagem. Em nota, a Pasta diz que "a Diretoria de Informação e Inteligência (Dini) da SSP, informa que não encontrou nada nas estatísticas disponíveis". 

Portanto, a arma que parece de brinquedo é mesmo de verdade, mas dificilmente será vista "na mão de um menino". Todavia, vale ressaltar: a orientação para nunca reagir a um assalto continua valendo. 

O Prova Real é a iniciativa de fact-checking e debunking da NSC Comunicação. Você também pode sugerir temas pelo e-mail provareal@somosnsc.com.br ou pelo WhatsApp (48) 99188-2253. Clique aqui e confira mais checagens na nossa página.

Confira outras checagens:

Radar na Avenida Beira-Mar Norte: é verdade?

 Crianças foram parar no hospital por consumir pirulito com energético?

 Veja também
 
 Comente essa história