54.9% dos contribuintes de SC ainda não declararam o Imposto de Renda em 2018 Felipe Nyland/Agencia RBS

Foto: Felipe Nyland / Agencia RBS

A duas semanas do fim do prazo para o envio da declaração do Imposto de Renda referente a 2017, mais da metade dos catarinenses ainda não entregou os dados atualizados sobre rendimentos. Segundo a Receita Federal, apenas 45,1% fizeram a entrega até a manhã desta segunda-feira, o equivalente a 554.759 contribuintes de Santa Catarina. Neste ano, são esperadas 1,23 milhão de declarações no Estado, o que representa um incremento de 2,24% em relação ao ano anterior. Nacionalmente, a taxa de entrega está em 41,1%. Foram enviadas, até a manhã desta segunda, 11,8 milhões de declarações, sendo esperadas 28,8 milhões no total. O prazo termina no próximo dia 30, às 23h59min.

Segundo o delegado da Receita Federal em Florianópolis, Saulo Figueiredo Pereira, historicamente os índices de entrega no Estado nesta época ficam um pouco acima da média nacional. Ao mesmo tempo, é considerado normal pela Receita que aproximadamente metade dos contribuintes deixem o envio para as duas últimas semanas:

– Existe uma parte que entrega logo nos primeiros dias, mas grande parcela deixa para a última hora. 

É obrigado a declarar o Imposto de Renda quem recebeu mais de R$ 28.559,70 em 2017. Quem não entregar no prazo pode pagar multa no valor correspondente a 20% do imposto devido, sendo o mínimo de R$ 165,74.

Com a reta final do prazo chegando, contribuintes começam a acumular dúvidas sobre o que é necessário para fazer a declaração. Segundo Pereira, a primeira coisa a se fazer é ter em mãos o informe de rendimentos:

– Caso ainda não tenha sido feito, o primeiro passo é entrar em contato com a fonte pagadora.

Ainda de acordo com o delegado, o próprio software de entrega de declaração tem um sistema de ajuda, atualizado no momento em que os dados são inseridos. O site da Receita também tem uma página com respostas a perguntas frequentes dos usuários. Ao fim do processo, o programa informa eventuais pendências.

O delegado lembra que, além do computador pessoal, também é possível fazer a declaração por smartphones e tablets. Para isso, é necessário fazer o download do aplicativo Pessoa Física.

Cruzamento de informações

Um dos receios dos contribuintes é cair na chamada Malha Fina. De acordo com Pereira, algumas mudanças na declaração deste ano, como o detalhamento de informações sobre bens, ainda são opcionais. A partir de 2019, porém, esses itens passam a ser obrigatórios. 

– A malha  fina é o cruzamento eletrônico dos valores informados com outras fontes que a Receita dispõe. Há as informações disponibilizada pela fonte pagadora e cartórios, por exemplo. Quem cai na malha pode acompanhar e retificar. Tanto que, com o número do recibo, o contribuinte acompanha o processamento da declaração – diz o delegado.

Ainda segundo Pereira, o principal setor responsável pelo combate às fraudes na Receita é o de auditoria, não ligado diretamente à malha fina.

ORIENTAÇÕES GRATUITAS

Algumas universidades da Grande Florianópolis oferecem ajuda para os contribuintes com dúvidas na hora de enviar a declaração. Veja a lista abaixo:

FACULDADE ESTÁCIO DE FLORIANÓPOLIS E SÃO JOSÉ

Florianópolis
Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) de Florianópolis, na Rodovia SC-401, Km 01,407, bairro Itacorubi, no prédio B da Estácio.
Segundas-feiras: das 17h30min às 18h45min e das 20h30min às 22h15min;
Quartas-feiras: das 9h às 12h;
Quintas-feiras: das 18h às 21h e das 19h às 22h;
Sextas-feiras: das 9h às 12h, das 18h às 18h45min e das 20h30min às 22h;
Sábados: das 9h às 12h. Plantão de atendimento nos dias 23, 24, 25, 26, 27
30 de abril: das 18h às 22h.
Quanto: Uma lata de leite em pó para doação à Casa Lar

Em São José
Campus localizado na Rua Leoberto Leal, 431, em Barreiros
Segundas-feiras: das 16h às 19h
Terças-feiras: das 9h às 12h
Quartas-feiras: das 16h às 19h
Quintas-feiras: das 9h às 12h
Quanto: pacote de fraldas geriátricas que será entregue ao Lar dos Velhinhos de Zulma

FACULDADE ANHANGUERA DE SÃO JOSÉ

Faculdade Anhanguera de São José, na Rua Luiz Fagundes, 1680, bairro Picadas do Sul, no Laboratório 3
De 24 e 26 de abril, das 19h às 22h
Quanto: gratuito

COMO DECLARAR

A declaração pode ser preenchida e entregue de três formas diferentes: 

Computador
Para fazer a declaração, é necessário baixar o programa no site da Receita ano-base 2017 ().

Tablets ou smartphones
Por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível no Google Play e na App Store.

Via site da Receita
Diretamente no site da Receita, para aqueles que têm Certificado Digital. neste caso, basta acessar o serviço "Meu Imposto de Renda", no centro virtual de atendimento (e-CAC) da Receita.

 Veja também
 
 Comente essa história