Brasil estreia em cidade conhecida como capital dos serial killers Mladen ANTONOV/AFP PHOTO

Arena Rostov será palco da estreia do Brasil no próximo domingo (17)

Foto: Mladen ANTONOV / AFP PHOTO

 O Brasil se prepara para estrear no próximo domingo (17) na Copa do Mundo 2018, contra a Suíça, em Rostov. A cidade, no sudoeste russo, no entanto carrega um apelido que pode assustar os mais sensíveis: a capital mundial dos serial killers. 

Confira mais notícias da Copa do Mundo 

 Cotidiano russo: as primeiras impressões de Rostov em fotos 

Ao procurar na internet um pouco sobre o município já é possível entender o motivo da desagradável alcunha. Há inúmeros livros e reportagens sobre os motivos que levaram Rostov a ser conhecida como a terra dos assassinos em série. Se levar em consideração somente os 10 últimos anos do século passado, de 1990 até 2000, foram capturados na região mais de 30 criminosos com uma ficha policial de assustar até roteiristas de filmes de suspense.  

Andrei Chikatilo, assassino antropófago RussoPASTA: 069764#PÁGINA:35 Fonte: AFP Fotógrafo: Alexander Pogotov Data Evento: 00/11/2003
Andrei Chikatilo, engenheiro ucraniano conhecido como Açougueiro de Rostov foi preso por ter cometido mais de 50 assassinatosFoto: Ver Descrição / Ver Descrição

A prisão mais emblemática foi a de Andrei Chikatilo. O engenheiro ucraniano confessou ter cometido mais de 50 assassinatos entre 1978 e 1990. Os principais alvos eram mulheres e crianças. Conhecido como "O Açougueiro de Rostov", ou por "Estripador Vermelho", Chikatilo foi condenado à morte e executado em 1994.

 NA RETA FINAL DA PREPARAÇÃO

Com mais de 30ºC, Rostov está nos últimos preparativos para aquele que também será o seu primeiro jogo na Copa do Mundo 2018 — ainda sem torcedores do Brasil, que são esperados mais perto do domingo (17), data do jogo.

— Estamos esperando que a torcida chegue em maior número no sábado, dia 16. Por enquanto, os russos daqui estão aproveitando o clima de Copa. Gostamos muito do Brasil e vamos torcer pelo time de vocês — relata Alexander Shapovalov, do Comitê Organizador da Copa em Rostov.

A Fan Fest, bem no centro da cidade, recebeu na última terça-feira (12) os últimos testes. Vai ocupar a área da Praça do Teatro, rodeada das principais avenidas, de um parque de diversões e de um calçadão. A Arena Rostov foi inaugurada em abril deste ano e também está pronta para a estreia brasileira no domingo, às 15h (horário de Brasília).

Com 1,2 milhão de habitantes, Rostov-on-Don é o principal centro educacional do sul da Rússia. Tem três universidades. Na história, foi ocupada por nazistas duas vezes durante a Segunda Guerra Mundial. Essa semana, será alvo de uma invasão — desta vez, pacífica — por parte dos brasileiros. Todos os ingressos para a partida foram vendidos.

rostov, fan fest, copa do mundo
Fan fest será na praça do Teatro, na região central de RostovFoto: Rafael Cechin / Agência RBSFoto: Rafael Cechin / Agência RBS

 

Foto: Arte DC

Leia mais

Perguntas e respostas sobre a abertura, jogos e seleções 

Copa do Mundo 2018: Ronaldo será estrela na abertura 

Saiba o que diz a lei sobre trabalhar em dias de jogos da Seleção

No último teste antes da Copa, Brasil goleia a Áustria em Viena

 Veja também
 
 Comente essa história