Prova Real: checamos afirmações da candidata ao governo de SC pelo PSTU, Ingrid Assis Betina Humeres/Diario Catarinense

Foto: Betina Humeres / Diario Catarinense

A candidata ao governo do Estado pelo PSTU, Ingrid Assis, foi a entrevistada pela CBN nesta sexta-feira, na quarta rodada de entrevistas com os concorrentes a governador nas eleições 2018, durante o programa Notícia na Manhã, com Mario Motta. O Prova Real verificou as declarações a seguir:  

 "Aqui em Santa Catarina a dívida pública se inicia com a ponte Hercílio Luz, com a construção".

Foto:

O financiamento para a construção da ponte Hercílio Luz é mencionado como "o primeiro empréstimo contratado pelo Estado de Santa Catarina" no tópico "Origem e Composição da Dívida Pública do Estado de SC", que consta dos relatórios quadrimestrais da Diretoria de Captação de Recursos e Dívida Pública do Estado de Santa Catarina (DICD). 

Relatório Quadrimestral (1º quadrimestre de 2018, pg 6)Foto:
Foto:

 "Os professores, em 2016, das salas informatizadas, foram demitidos. Eram ACTs, 1,2 mil professores."

Foto:


Os professores em questão não foram demitidos: mantinham contratos temporários com término já previsto para o final de 2016. Tais contratos foram cumpridos até o final da vigência. A partir de 2017, um novo modelo de gestão dos laboratórios de informática deixou de incluir a contratação de professores temporários (ACTs), conforme edital, o que efetivamente extinguiu as 1,2 mil vagas. O assunto foi tema de reportagem do Diário Catarinense

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado (Sinte-SC) confirma que os profissionais de fato eram temporários com contrato de apenas um ano. A entidade, no entanto, entende que as salas de informática ficaram precarizadas sem os ACTs. Em resposta ao Prova Real, a Secretaria de Estado da Educação afirmou que a retirada dos professores não implicou no fechamento das salas de tecnologia. 

Contraponto

Consultada pelo Prova Real, a assessoria da candidata respondeu apenas que "em pleno século 21, o governo do Estado reduz gastos fechando as salas informatizadas e, com isso, fazendo 1.200 professores das salas informatizadas ficarem sem emprego, e até hoje não oferece nenhuma proposta para abrir essas salas".


Entrevistas na CBN Diário

Serão feitas até o dia 30, sempre a partir das 10h, durante o programa Notícia na Manhã, com Mario Motta. Veja a ordem dos entrevistados:

21/8, terça-feira – Carlos Moises da Silva (PSL) - VEJA AQUI A CHECAGEM DO PROVA REAL 

22/8, quarta-feira - Décio Lima (PT) - VEJA AQUI A CHECAGEM DO PROVA REAL 

23/8, quinta-feira – Gelson Merisio (PSD) - VEJA AQUI A CHECAGEM DO PROVA REAL

24/8, sexta-feira – Ingrid Assis (PSTU)
25/8, sábado – Jessé Pereira (Patriota)
27/8, segunda-feira – Leonel Camasão (PSOL)
28/8, terça-feira – Mauro Mariani (MDB)
29/8, quarta-feira – Rogério Portanova (Rede)
30/8, quinta-feira – Ângelo Castro (PCO)

O Prova Real é a iniciativa de fact-checking e debunking da NSC Comunicação. Você também pode sugerir temas pelo e-mail provareal@somosnsc.com.br ou pelo WhatsApp (48) 99188-2253. Confira mais checagens na nossa página. 

 Veja também
 
 Comente essa história