Prova Real: checamos afirmações do candidato ao governo de SC pela Rede, Rogério Portanova Diorgenes Pandini/Diario Catarinense

Foto: Diorgenes Pandini / Diario Catarinense

Candidato ao governo de Santa Catarina pela Rede, o professor Rogério Portanova foi entrevistado pela CBN nesta quarta-feira, na oitava rodada de entrevistas com os concorrentes a governador nas eleições 2018, durante o programa Notícia na Manhã, com Mario Motta. O Prova Real verificou as declarações a seguir:  


“Na última pesquisa do Ibope que vocês registraram (NSC Comunicação), pela margem de erro estou empatado com Gelson Merisio (PSD). Ele tem 6(%), eu tenho 2(%)”. 

Pesquisa Ibope divulgada em 17 de agosto, contratada pela NSC Comunicação, aponta que Rogério Portanova foi citado por 2% dos entrevistados nas intenções de voto estimulada para o Governo do Estado, enquanto Gelson Merisio (PSD) aparece com 6% das intenções de voto. 

Como a pesquisa tem margem de erro máxima de três pontos percentuais para mais ou para menos, o resultado é considerado empate técnico pelo Ibope. O empate técnico se estende aos candidatos Ângelo Castro (PCO), com 4%, Ingrid Assis (PSTU), com 2%, Comandante Moises (PSL) e Jessé Pereira (Patriota), ambos com 1%, além de Camasão (PSOL), que não atingiu 1%. 

Décio Lima (PT) foi citado por 16% dos entrevistados, enquanto Mauro Mariani (MDB) foi o escolhido de 11%, ambos empatados tecnicamente.  

Ficha técnica da pesquisa

Período da pesquisa: 14 a 16 de agosto
Tamanho da amostra: 812 eleitores entrevistados em 46 municípios
Solicitante: NSC COMUNICAÇÃO
Margem de erro: máxima de 3 pontos percentuais para mais ou para menos
Nível de confiança: 95%
Registro: no TRE-SC sob o número SC-09381/2018 e no TSE sob o número BR-09360/2018.

Foto:

 "Nós temos 648 filiados (Rede em SC)"

A Rede tem 417 eleitores filiados em Santa Catarina, conforme listagem disponível para consulta nas estatísticas do eleitorado do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com referência no mês de julho (231 a menos do que informado pelo candidato). São 23,9 mil filiados ao partido em todo o Brasil. 

Eleitores filiados - TSE - Julho de 2018Foto:

  

CONTRAPONTO

A assessoria do candidato afirmou que Portanova considerou, além dos filiados, simpatizantes que estão cadastrados na secretaria do partido. “No contexto da pergunta, quando se tratava de redução de cargos comissionados do Estado, reforça a afirmação do candidato da Rede SC de que não há nem interesse do partido nem quantidade de filiados para ocupar o quadro de comissionados estaduais, ao contrário dos partidos tradicionais, que vivem desta prática”, afirma, em nota.

Foto:

"Não dá para ter hospital com menos de 110 leitos, isto aí a ONU já declarou que ele se torna ineficiente"

O Escritório Regional para as Américas da Organização Mundial da Saúde, ligado à ONU, informou ao Prova Real que não existem parâmetros globais para a quantidade de leitos em hospitais ou de oferta proporcional à população. Segundo a assessoria de comunicação do órgão, os sistemas de saúde têm particularidades em cada país, o que também impede uma recomendação geral sobre o número de médicos por habitante, por exemplo. 

 

CONTRAPONTO

Segundo a assessoria, o candidato “reproduziu afirmação de especialistas da administração hospitalar, mas considera correta a afirmação da OMS de que cada país tem características próprias, oscilando o número referencial”.


Entrevistas na CBN Diário

Serão feitas até o dia 30, sempre a partir das 10h, durante o programa Notícia na Manhã, com Mario Motta. Confira a ordem dos entrevistados:

21/8, terça-feira – Carlos Moises da Silva (PSL) - VEJA AQUI A CHECAGEM DO PROVA REAL 

22/8, quarta-feira - Décio Lima (PT) - VEJA AQUI A CHECAGEM DO PROVA REAL 

23/8, quinta-feira – Gelson Merisio (PSD) - VEJA AQUI A CHECAGEM DO PROVA REAL

24/8, sexta-feira – Ingrid Assis (PSTU) - VEJA AQUI A CHECAGEM DO PROVA REAL

25/8, sábado – Jessé Pereira (Patriota) - VEJA AQUI A CHECAGEM DO PROVA REAL

27/8, segunda-feira – Leonel Camasão (PSOL) - VEJA AQUI A CHECAGEM DO PROVA REAL

28/8, terça-feira – Mauro Mariani (MDB) - VEJA AQUI A CHECAGEM DO PROVA REAL

29/8, quarta-feira – Rogério Portanova (Rede)
30/8, quinta-feira – Ângelo Castro (PCO)

O Prova Real é a iniciativa de fact-checking e debunking da NSC Comunicação. Você também pode sugerir temas pelo e-mail provareal@somosnsc.com.br ou pelo WhatsApp (48) 99188-2253. Confira mais checagens na nossa página. 

>. 

 Veja também
 
 Comente essa história