Prova Real: checamos afirmações do candidato ao governo de SC pelo PSL, Comandante Moisés Felipe Carneiro/Diário Catarinense

Foto: Felipe Carneiro / Diário Catarinense

O candidato ao governo do Estado pelo PSL, Comandante Moisés, foi o entrevistado pela CBN Diário nesta terça-feira, na estreia da rodada de entrevistas com os concorrentes a governador nas eleições 2018, durante o programa Notícia na Manhã, com Mario Motta. O Prova Real verificou a veracidade de três declarações. Confira a seguir: 

"Para governo do Estado, nós vamos ter candidatos com 4 minutos de tempo de TV para propaganda, enquanto que nós deveremos ter 7 segundos"

Carlos Moisés da Silva (PSL), o Comandante Moisés
Candidato ao governo do Estado em entrevista à Rádio CBN Diário nesta terça-feira



O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina divulgou na última sexta-feira as tabelas com a distribuição de tempo para rádio e televisão dos partidos e coligações para os cargos de governador, senador, deputado federal e deputado estadual nas Eleições 2018 (confira abaixo). O candidato Comandante Moisés realmente terá direito a 7 segundos na propaganda eleitoral gratuita, mas nenhum candidato contará com 4 minutos no ar. 

Confira abaixo o tempo de cada coligação:

Mauro Mariani (Coligação Santa Catarina Quer Mais – PTB, MDB, PR, PPS, DC, PSDB): 3 minutos e 34 segundos  
Gelson Merísio (Coligação Aqui É Trabalho – PRB, PP, PDT, DEM, PSB, PSD): 3 minutos e 12 segundos
Décio Lima (PT): 1 minuto e 21 segundos
Camasão (Coligação Um Caminho pra Gente – PSOL, PCB): 11 segundos
Jessé Pereira (Coligação Santa Catarina em Primeiro Lugar – PMN, PATRI): 11 segundos Portanova (REDE): 8 segundos
Comandante Moisés (PSL): 7 segundos
Ingrid Assis (PSTU): 6 segundos
Ângelo Castro (PCO): 6 segundos

CONTRAPONTO
O candidato declarou que arredondou o tempo para quatro minutos, "em virtude de uma prática muito comum e habitual, ao invés de citar que serão três minutos e trinta e quatro segundos". 



"Quando se fala em confiabilidade, credibilidade, em pesquisa pública, os bombeiros estão sempre abrindo a lista, os mais confiáveis. Com 60%, 90%, 80%, e os políticos quase sempre estão em último lugar desta lista". 

Carlos Moisés da Silva (PSL), o Comandante Moisés  Candidato ao governo do Estado em entrevista à Rádio CBN Diário nesta terça-feira 



O Corpo de Bombeiros lidera nos últimos 10 anos o ranking do Índice de Cofiança Social (ICS) apurado pelo Ibope Inteligência, que abrange 20 instituições. Numa escala de confiança de 0 a 100, os bombeiros receberam 82 pontos em 2018 (a melhor pontuação na série histórica foi 88 e a pior, 73). Entre 2009 e 2017, a instituição partidos políticos ocupou a última posição no mesmo ranking. Em 2018, a pior posição passou a ser ocupada pela instituição presidente da República, atrás dos partidos políticos. 

Confira o histórico no infográfico: 

Foto:

 



"Eu entrei (na política partidária) exatamente para me dar condição de ser candidato, agora, em março. Foi a primeira vez na história da minha vida que eu me filiei a um partido político"

Carlos Moisés da Silva (PSL), o Comandante Moisés  Candidato ao governo do Estado em entrevista à Rádio CBN Diário nesta terça-feira 



A ferramenta Filiaweb, disponibilizada para consulta pelo Tribunal Superior Eleitoral, confirma que Carlos Moisés da Silva registrou filiação junto ao PSL no último dia 19 de março.

Foto:

Coincidentemente, a ferramenta também tem registros de duas filiações anteriores (ao DEM e ao PSDB, canceladas atualmente a pedido da própria pessoa) com o mesmo nome na cidade de Tubarão, mas com título de eleitor diferente. 

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) confirmou ao Prova Real que são pessoas diferentes, pois data de nascimento, filiação e demais documentos pessoais são distintos. Não há registro de outras filiações em nome de Moisés nos demais 34 partidos disponíveis para consulta em SC.



Entrevistas na CBN Diário

Serão feitas até o dia 30, sempre a partir das 10h, durante o programa Notícia na Manhã, com Mario Motta. Veja a ordem dos entrevistados:

21/8, terça-feira – Carlos Moises da Silva (PSL)
22/8, quarta-feira - Décio Lima (PT)
23/8, quinta-feira – Gelson Merisio (PSD)
24/8, sexta-feira – Ingrid Assis (PSTU)
25/8, sábado – Jessé Pereira (Patriota)
27/8, segunda-feira – Leonel Camasão (PSOL)
28/8, terça-feira – Mauro Mariani (MDB)
29/8, quarta-feira – Rogério Portanova (Rede)
30/8, quinta-feira – Ângelo Castro (PCO)

O Prova Real é a iniciativa de fact-checking e debunking da NSC Comunicação. Você também pode sugerir temas pelo e-mail provareal@somosnsc.com.br ou pelo WhatsApp (48) 99188-2253. Confira mais checagens na nossa página. 

 Veja também
 
 Comente essa história