Audiências de verificação das urnas ocorrem a partir do dia 20 em SC Felipe Carneiro/Diário Catarinense

Foto: Felipe Carneiro / Diário Catarinense

O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) inicia no dia 20 de setembro as audiências públicas de preparação para o primeiro turno das Eleições 2018. Seguindo a resolução do TSE para este pleito serão realizadas nove encontros abertos em cada uma das 105 Zonas Eleitorais catarinenses. A primeira ocorre em Tijucas, quando será realizada a verificação da geração de mídias das urnas eletrônicas.

Partidos políticos e coligações, o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil são oficialmente notificados, e as reuniões são abertas à imprensa e aos cidadãos.

As datas de todas as audiências nas Zonas Eleitorais do Estado podem ser conferidas aqui

Leia também: Urna eletrônica completa 22 anos sem registros de fraudes

Etapas de verificação

Na primeira audiência, os auditores examinam os dispositivos utilizados para carga de urna, votação, ativação de aplicativos e a gravação do resultado. As seguintes são de preparação das urnas e a conferência visual: inspeção física nos equipamentos e também nas configurações que aparecem na tela. 

Depois são mais três etapas nos dias que antecedem a votação: Verificação Final, Votação Paralela e Oficialização de Gerenciamento.

No dia do primeiro turno, 7 de outubro, são feitas mais duas audiências. A de Carga de Urna, às 5h, e a Auditoria da Seção Eleitoral, às 7h (serão oito seções auditadas no Estado todo, que serão sorteados no dia anterior conforme resolução do TSE).    

As últimas cerimônias relativas ao 1º turno ainda ocorrem nos dias seguintes ao pleito. É quando são realizadas as audiências de verificação dos lacres.

Veja mais:

Mulher não entregou a um homem a faca usada pelo agressor de Bolsonaro 

Saiba como funcionam as casas do Legislativo, essenciais para o governo aprovar seus projetos


 Veja também
 
 Comente essa história