Desde meados do ano passado, quando a corrida eleitoral ganhou fôlego, diversos atos de violência contra ou envolvendo pré-candidatos e candidatos à Presidência da República foram registrados no país. O episódio mais recente ocorreu nesta quinta-feira (6) contra o candidato do PSL, Jair Bolsonaro, esfaqueado durante ato de campanha em Minas Gerais.

JOÃO DORIA É ATINGIDO POR OVO EM SALVADORBA - DORIA/ACM NETO/SALVADOR/OVO - POLÍTICA - O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), ao ser atingido na cabeça por um ovo atirado por manifestantes enquanto chegava à Câmara Municipal de Salvador,   no centro da cidade, onde recebeu o título de cidadão soteropolitano, na noite desta segunda-feira, 07.   07/08/2047 - Foto: MILA CORDEIRO/AGÊNCIA A TARDE/ESTADÃO CONTEÚDOEditoria: POLÍTICALocal: SALVADORIndexador: MILA CORDEIROFotógrafo: AGÊNCIA A TARDE
Doria atingido por ovoFoto: MILA CORDEIRO / AGÊNCIA A TARDE/ESTADÃO CONTEÚDO

Doria atingido por ovo em Salvador – 07/08/2017

Ao chegar em Salvador para receber o título de cidadão soteropolitano, João Doria (PSDB), então prefeito de São Paulo e cotado à época para concorrer ao Executivo nacional, foi atingido por ovo arremessado por manifestante.

Bolsonaro atingido por ovo em São Paulo – 17/08/2017

Pouco mais de uma semana após a agressão contra Doria, o hoje candidato do PSL ao comando do Planalto, Jair Bolsonaro, foi atingido por ovo, durante ato em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

Leia mais
AO VIVO: Bolsonaro está no centro cirúrgico de hospital após levar facada; suspeito é preso
Ônibus da caravana de Lula foram atingidos por tiros em março
Bolsa acentua alta e fecha com ganho de 1,7% após notícia de facada contra Bolsonaro

Alckmin alvo de ovo em São Paulo – 19/08/2017

O candidato do PSDB na corrida presidencial, Geraldo Alckmin também foi um dos alvos de ataque com ovos. Na ocasião, o tucano quase foi atingido enquanto participava de evento nas proximidades da Galeria do Rock, na área central de São Paulo.

Tiros durante visita de Lula a Salvador – 17/08/2017

Também no dia 17, policiais militares efetuaram três disparos de arma de fogo para conter uma confusão entre apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL) e do Vem Pra Rua, em Salvador, na Bahia. O petista estava visitando o Estado com sua caravana. Ninguém ficou ferido.

 BAGÉ, RS, BRASIL, 19-03-2018. Militantes politicos e ruralistas fazem protesto e confronto com polícia na Unipampa em chegada doo ex-presidente Lula na cidade. (CARLOS MACEDO/AGÊNCIA RBS)
Confusão na passagem de Lula por Bagé, em março deste anoFoto: Carlos Macedo / Agencia RBS

Lula recebido com confusão no RS – 19/03/2018

Primeira cidade pela qual passou a Caravana de Lula pelo Rio Grande do Sul, Bagé registrou confrontos entre apoiadores e opositores do ex-presidente, em 19 de março deste ano. Alguns manifestantes foram presos no ato. A passagem do petista pelo Estado foi marcada por clima de conflito. 

 LULA - ONIBUS TIRO
Um dos ônibus da caravana de Lula atingido por disparo de arma de fogoFoto: Reprodução / Twitter

Tiros na caravana de Lula no Paraná – 27/03/2018

Dois ônibus da caravana do ex-presidente Lula foram atingidos por pelo menos dois disparos de arma de fogo, na noite do dia 27 de março, no Paraná. Um dos veículos era ocupado por jornalistas e outro transportava convidados da comitiva. Ninguém ficou ferido.

Tiros no acampamento de Lula no Paraná – 28/04/2018

O acampamento de apoiadores de Lula foi alvo de ataque na madrugada de 28 de abril. Jeferson Lima de Menezes foi atingido por tiro de raspão no pescoço. Ele foi internado em estado grave, mas recebeu alta nos dias seguintes. Uma mulher também foi ferida por estilhaços causados pelos disparos. Câmeras de monitoramento registraram a ação do atirador.

Ataque ao acampamento de Lula no Paraná – 04/05/2018

O delegado da Polícia Federal Gastão Schefer quebrou equipamento de som utilizado por petistas no acampamento em defesa do ex-presidente Lula, em Curitiba, onde o petista está detido por condenação no âmbito da Lava-Jato. O delegado invadiu o acampamento e quebrou o equipamento enquanto os petistas se organizavam para o grito de "bom dia, Lula".

 Brazilian right-wing presidential candidate Jair Bolsonaro gestures after being stabbed in the stomach during a campaign rally in Juiz de Fora, Minas Gerais State, in southern Brazil, on September 6, 2018.Frontrunner Bolsonaro was attacked with a knife while campaigning -- but escaped with just minor injuries, his son said. / AFP PHOTO / Raysa LEITE / RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY CREDIT AFP PHOTO /RAYSA LEITE - NO MARKETING NO ADVERTISING CAMPAIGNS - DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTSEditoria: POLLocal: Juiz de ForaIndexador: RAYSA LEITESecao: electionFonte: AFPFotógrafo: STR
Bolsonaro após ser esfaqueadoFoto: Raysa LEITE / AFP

Bolsonaro esfaqueado em Minas Gerais – 06/09/2018

Jair Bolsonaro foi levado às pressas para um hospital após ser atingido por uma facada enquanto participava de um evento de campanha em Juiz de Fora, Minas Gerais, na tarde quinta-feira (6).

 Veja também
 
 Comente essa história