Eleições 2018: confira quais documentos levar no dia da votação Betina Humeres/Agencia RBS

Eleitores que já fizeram o cadastramento biométrico podem baixar o e-Título, que dispensa outros documentos no dia da votação

Foto: Betina Humeres / Agencia RBS

Documento oficial de identificação com foto é o item obrigatório que o eleitor deve levar no dia da votação, este ano marcado para o dia 7 de outubro. Entre os documentos válidos estão a carteira de identidade (RG), passaporte, carteira de trabalho, carteira de habilitação (CNH) e até o certificado de reservista. 

É importante que o eleitor leve também o título de eleitor para que possa localizar a zona e o local de votação, no entanto este não é um documento obrigatório - é possível votar mesmo sem estar com ele em mãos. 

Para os eleitores que já possuem a biometria existe a possibilidade de baixar o aplicativo e-Título. Nesse caso não é necessário levar nenhum documento, pois o aplicativo é considerado um documento digital e já traz a foto do eleitor. 

Aos que tem a biometria, mas não querem levar o título impresso ou baixar o aplicativo, é preciso levar o documento de identificação com foto. Ao todo, 3,2 mil eleitores, o equivalente a 63,44%, já estão cadastrados biometricamente. 

Em todo o Estado, 62 cidade já passaram pela revisão do eleitorado com cadastramento obrigatório e, nessa eleição, os eleitores que possuem domicílio eleitoral nessas localidades já serão identificados por meio da digital. Em outros 233 município vai ocorrer a chamada eleição híbrida. Nessas cidades vai ocorrer tanto a identificação digital como o processo tradicional de votação. 

Como baixar o e-Título

O aplicativo, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, está disponível nas lojas virtuais Google Play e App Store. No campo de busca digite o nome do aplicativo e faça o download. Será preciso, depois disso, inserir o número no título eleitoral, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e do pai. Só assim a ferramenta é validada e liberada.

Veja como instalar e se cadastrar no aplicativo da Justiça Eleitoral:

Leia mais:

Prazo para emissão de 2ª via do título eleitoral termina nesta quinta-feira

TRE-SC conclui sábado a inclusão de nomes e números dos candidatos nas urnas

 Veja também
 
 Comente essa história