Saiba como foi a entrevista do candidato Rogério Portanova (Rede) ao Jornal do Almoço Diorgenes Pandini/Diario Catarinense

Foto: Diorgenes Pandini / Diario Catarinense

O candidato Rogério Portanova (Rede) fechou nesta sexta-feira a série de entrevistas realizadas no Jornal do Almoço com os cinco concorrentes ao governo estadual mais bem-colocados na pesquisa eleitoral feita pelo Ibope em agosto. Ao longo da semana, pela bancada do programa passaram também Mauro Mariani (MDB), Ângelo Castro (PCO), Gelson Merisio (PSD) e Décio Lima (PT). Todos tiveram 20 minutos para expor suas propostas. No sábado, os demais postulantes ao cargo terão três minutos cada para se apresentar ao eleitorado catarinense.

Um dos destaques da conversa com Portanova foi a dívida do Estado. O candidato afirmou que a maior parte da conta que o Estado tem a pagar advém de apenas três operações: a duplicação da SC-401 (1993), a Santa Catarina Investimentos e Participações (Invesc, criada em 1995) e a emissão de letras financeiras (1996). Tais questões se arrastam na Justiça desde então e, somadas, estavam estimadas em R$ 10 bilhões no final do ano passado. 

– Nós vamos sentar com o setor bancário e renegociar, primeiro, os juros (da dívida), para chegarmos a patamares mais razoáveis, civilizados, de 0,3% a 0,5%, e não de 4,5% como pagamos atualmente – afirmou.

Portanova falou ainda que o "o Brasil é o país que mais utiliza agrotóxicos no mundo" e que SC é o Estado com a "pior diferença salarial entre homens e mulheres do país". Sobre educação, sempre um tema que preocupa muito a sociedade, ele fez um diagnóstico da situação encontrada hoje em Santa Catarina:

– Foram 54 escolas fechadas, com evasão escolar de 64 mil alunos.

As declarações de Portanova serão verificadas pelo Prova Real, iniciativa da NSC Comunicação de checagem de fatos e debunking (desmistificação de boatos). As entrevistas integram a cobertura das Eleições 2018 pelo grupo, do qual fizeram parte as sabatinas publicadas com os postulantes ao Executivo estadual nas superedições dos jornais Diário Catarinense, A Notícia e Jornal de Santa Catarina de 11 e 12 de agosto. Na próxima segunda-feira ocorre debate com os candidatos ao governo na rádio CBN Diário a partir das 9h. 

 Veja também
 
 Comente essa história