Candidatos ao governo de SC se preparam para o início da campanha em rádio e TV Colagem de fotos/Divulgação

Foto: Colagem de fotos / Divulgação

Os candidatos Comandante Moisés (PSL) e Gelson Merisio (PSD) se preparam para a retomada da campanha política no rádio e na televisão. As transmissões do horário eleitoral gratuito começam nesta sexta-feira (12). Agora, cada um terá cinco minutos diariamente para se dirigir aos eleitores e tentar conquistar o posto mais alto do Executivo catarinense.

Conforme o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), a ordem em que cada candidato vai aparecer no programa eleitoral foi definida de acordo com a votação que eles receberam no primeiro turno. Por isso, Merisio deve ser o primeiro nos horários eleitorais desta sexta-feira. A ordem se alterna nos dias seguintes.

Gelson Merisio

De acordo com o comitê de campanha de Merisio, os programas das próximas semanas devem seguir apresentando o candidato à população. Embora seja deputado estadual e tenha presidido a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o candidato está concorrendo pela primeira vez ao cargo de governador.

Além disso, a campanha de Merisio deve focar no detalhamento do plano de governo, que inclui as propostas apresentadas à população no primeiro. Na avaliação do candidato, elas foram bem aceitas pela sociedade. Por isso, a ideia agora é mostrar como cada proposta pode ser colocada em prática, já que Merisio defende uma gestão formada por equipes técnicas e enxutas.

Comandante Moisés

A coordenação da campanha de Comandante Carlos Moisés se preparou para, na prática, iniciar os programas na rádio e televisão. Isso porque, no primeiro turno, o candidato tinha apenas oito segundos do horário eleitoral gratuito. Com os cinco minutos que terá a partir desta sexta, o bombeiro militar vai apresentar produções semelhantes às que vinha exibindo nas redes sociais. A equipe de comunicação, com 12 pessoas, está mantida. 

A estratégia para os programas será, primeiramente, apresentar a biografia de Moisés. Depois, o foco será nas propostas e no convencimento dos eleitores de que o candidato está preparado para exercer o cargo de governador. A equipe do Comandante tem o desejo de que Jair Bolsonaro apareça nas propagandas e, inclusive, venha a Santa Catarina. Porém, afirma que isso só será possível se os médicos do presidenciável autorizarem. 

Mudanças na propaganda eleitoral

Uma das diferenças da campanha midiática neste segundo turno em relação ao primeiro é que agora os programas eleitorais serão exibidos até dois dias antes da votação, ou seja, até 26 de outubro. 

Além dos programas matinais, as rádios também devem transmitir o horário eleitoral gratuito às 12h, bem como separar espaços nos intervalos para veicular inserções de cada candidato. 

Na televisão, o programa eleitoral terá também um horário às 20h30min. Assim como no rádio, as emissoras terão que veicular propagandas políticas nos intervalos dos programas.

Leia mais

Propaganda eleitoral volta ao rádio e à TV a partir de sexta-feira

Confira todos os resultados do primeiro turno das Eleições 2018 em SC e no País

Leia todas as notícias sobre as Eleições 2018

 Veja também
 
 Comente essa história